Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Thiago Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n7-130
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169
Resumo: Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula.
id VERACRUZ-0_94e2381175b26e8a45c6875d85d94584
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50169
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematicseducação matemática inclusivarecursos didáticosensino de matemática.Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5016910.34117/bjdv8n7-130Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50655-50668Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50655-50668Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50655-506682525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Thiago Ferreira deMoreira, Geraldo Eustáquio2022-07-27T18:35:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50169Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:57.157972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
title Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
spellingShingle Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
Paiva, Thiago Ferreira de
educação matemática inclusiva
recursos didáticos
ensino de matemática.
Paiva, Thiago Ferreira de
educação matemática inclusiva
recursos didáticos
ensino de matemática.
title_short Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
title_full Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
title_fullStr Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
title_full_unstemmed Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
title_sort Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
author Paiva, Thiago Ferreira de
author_facet Paiva, Thiago Ferreira de
Paiva, Thiago Ferreira de
Moreira, Geraldo Eustáquio
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Thiago Ferreira de
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática inclusiva
recursos didáticos
ensino de matemática.
topic educação matemática inclusiva
recursos didáticos
ensino de matemática.
description Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169
10.34117/bjdv8n7-130
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50655-50668
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50655-50668
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50655-50668
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183690335158272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n7-130