Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-130 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169 |
Resumo: | Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula. |
id |
VERACRUZ-0_94e2381175b26e8a45c6875d85d94584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50169 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematicseducação matemática inclusivarecursos didáticosensino de matemática.Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5016910.34117/bjdv8n7-130Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50655-50668Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50655-50668Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50655-506682525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Thiago Ferreira deMoreira, Geraldo Eustáquio2022-07-27T18:35:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50169Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:57.157972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
title |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
spellingShingle |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics Paiva, Thiago Ferreira de educação matemática inclusiva recursos didáticos ensino de matemática. Paiva, Thiago Ferreira de educação matemática inclusiva recursos didáticos ensino de matemática. |
title_short |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
title_full |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
title_fullStr |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
title_full_unstemmed |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
title_sort |
Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em matemática / Didactic resources and the necessary mediations for meaningful learning in mathematics |
author |
Paiva, Thiago Ferreira de |
author_facet |
Paiva, Thiago Ferreira de Paiva, Thiago Ferreira de Moreira, Geraldo Eustáquio Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Thiago Ferreira de Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática inclusiva recursos didáticos ensino de matemática. |
topic |
educação matemática inclusiva recursos didáticos ensino de matemática. |
description |
Esse artigo, em âmbito mais geral, visa estabelecer o diálogo entre a Educação Especial e a Educação Matemática e, mais especificamente, analisar as contribuições sobre o uso de recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem em Educação Matemática, de estudantes com deficiência, de forma que eles alcancem uma educação com maior qualidade. Incialmente, buscou-se introduzir a temática, para, num segundo momento, discutir os recursos didáticos como mediações necessárias para uma aprendizagem significativa em Matemática. Espera-se que o debate possa trazer mais benefícios à Educação Matemática Inclusiva, fortalecendo a diversidade existente nas nossas salas de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169 10.34117/bjdv8n7-130 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50169/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50655-50668 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50655-50668 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50655-50668 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183690335158272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-130 |