Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cano-Chauca, Milton Nobel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, William James Nogueira, Brandi, Igor Viana, Vieira, Claudia Regina, Rodrigues, Daniela Silva, Lima, Juliana Pinto de, Bispo, Núbia Fernandes, Souza, Debora Maria Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39576
Resumo:  O pimentão é um fruto muito consumido no Brasil e no mundo sendo encontrado em diferentes cores e destaca-se por ser uma fonte rica em vitamina C e sais minerais. Em temperatura ambiente conserva-se por pouco tempo fazendo-se necessário sua imediata conservação. A desidratação de alimentos destaca-se pela influência nos aspectos técnicos e econômicos. Este trabalho objetivou-se determinar as características físico-químicas e de secagem do pimentão. A matéria-prima foi adquirida no mercado local na cidade de Montes Claros. Foi lavada e higienizada em seguida branqueada a 100° C por 15 minutos. As análises físico-químicas foram conduzidas conforme as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. A secagem foi realizada utilizando um secador de bandeja na temperatura de ar de secagem de 65ºC. A análise da cor foi feita utilizando um colorímetro. Os resultados evidenciaram que para atingir teor de umidade adimensional de 0,1 correspondentes a um teor de umidade de 9,36% em base úmida, são necessárias 6 horas na temperatura de ar de secagem de 65º C. Verifica-se que na secagem o pimentão sofre alteração da cor do produto de 7,89 (ΔE). Conclui-se que o modelo polinomial de terceiro grau ajustou-se bem aos dados experimentais da curva de secagem do pimentão desidratado e que o processo de secagem influencia na perda da cor. O pimentão após desidratado sofre ligeira modificação em suas características físico-químicas.
id VERACRUZ-0_95d49f625ac912a799b13ac6bfabf5cb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39576
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)PimentãoConservaçãoUmidadeCor. O pimentão é um fruto muito consumido no Brasil e no mundo sendo encontrado em diferentes cores e destaca-se por ser uma fonte rica em vitamina C e sais minerais. Em temperatura ambiente conserva-se por pouco tempo fazendo-se necessário sua imediata conservação. A desidratação de alimentos destaca-se pela influência nos aspectos técnicos e econômicos. Este trabalho objetivou-se determinar as características físico-químicas e de secagem do pimentão. A matéria-prima foi adquirida no mercado local na cidade de Montes Claros. Foi lavada e higienizada em seguida branqueada a 100° C por 15 minutos. As análises físico-químicas foram conduzidas conforme as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. A secagem foi realizada utilizando um secador de bandeja na temperatura de ar de secagem de 65ºC. A análise da cor foi feita utilizando um colorímetro. Os resultados evidenciaram que para atingir teor de umidade adimensional de 0,1 correspondentes a um teor de umidade de 9,36% em base úmida, são necessárias 6 horas na temperatura de ar de secagem de 65º C. Verifica-se que na secagem o pimentão sofre alteração da cor do produto de 7,89 (ΔE). Conclui-se que o modelo polinomial de terceiro grau ajustou-se bem aos dados experimentais da curva de secagem do pimentão desidratado e que o processo de secagem influencia na perda da cor. O pimentão após desidratado sofre ligeira modificação em suas características físico-químicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3957610.34117/bjdv7n11-236Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 105156-105163Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 105156-105163Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 105156-1051632525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39576/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCano-Chauca, Milton NobelLima, William James NogueiraBrandi, Igor VianaVieira, Claudia ReginaRodrigues, Daniela SilvaLima, Juliana Pinto deBispo, Núbia FernandesSouza, Debora Maria Barbosa2021-12-01T11:17:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:43.484200Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
title Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
spellingShingle Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
Cano-Chauca, Milton Nobel
Pimentão
Conservação
Umidade
Cor.
title_short Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
title_full Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
title_fullStr Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
title_full_unstemmed Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
title_sort Parâmetros técnicos do processo de secagem de pimentão (Capsicum annuum L.) / Technical parameters of the bell pepper drying process (Capsicum annuum L.)
author Cano-Chauca, Milton Nobel
author_facet Cano-Chauca, Milton Nobel
Lima, William James Nogueira
Brandi, Igor Viana
Vieira, Claudia Regina
Rodrigues, Daniela Silva
Lima, Juliana Pinto de
Bispo, Núbia Fernandes
Souza, Debora Maria Barbosa
author_role author
author2 Lima, William James Nogueira
Brandi, Igor Viana
Vieira, Claudia Regina
Rodrigues, Daniela Silva
Lima, Juliana Pinto de
Bispo, Núbia Fernandes
Souza, Debora Maria Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cano-Chauca, Milton Nobel
Lima, William James Nogueira
Brandi, Igor Viana
Vieira, Claudia Regina
Rodrigues, Daniela Silva
Lima, Juliana Pinto de
Bispo, Núbia Fernandes
Souza, Debora Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Pimentão
Conservação
Umidade
Cor.
topic Pimentão
Conservação
Umidade
Cor.
description  O pimentão é um fruto muito consumido no Brasil e no mundo sendo encontrado em diferentes cores e destaca-se por ser uma fonte rica em vitamina C e sais minerais. Em temperatura ambiente conserva-se por pouco tempo fazendo-se necessário sua imediata conservação. A desidratação de alimentos destaca-se pela influência nos aspectos técnicos e econômicos. Este trabalho objetivou-se determinar as características físico-químicas e de secagem do pimentão. A matéria-prima foi adquirida no mercado local na cidade de Montes Claros. Foi lavada e higienizada em seguida branqueada a 100° C por 15 minutos. As análises físico-químicas foram conduzidas conforme as Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. A secagem foi realizada utilizando um secador de bandeja na temperatura de ar de secagem de 65ºC. A análise da cor foi feita utilizando um colorímetro. Os resultados evidenciaram que para atingir teor de umidade adimensional de 0,1 correspondentes a um teor de umidade de 9,36% em base úmida, são necessárias 6 horas na temperatura de ar de secagem de 65º C. Verifica-se que na secagem o pimentão sofre alteração da cor do produto de 7,89 (ΔE). Conclui-se que o modelo polinomial de terceiro grau ajustou-se bem aos dados experimentais da curva de secagem do pimentão desidratado e que o processo de secagem influencia na perda da cor. O pimentão após desidratado sofre ligeira modificação em suas características físico-químicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39576
10.34117/bjdv7n11-236
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39576
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39576/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 105156-105163
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 105156-105163
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 105156-105163
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645566504075264