Infância e participação na escola: que sentido as crianças atribuem às regras e normas dessa instituição?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/413 |
Resumo: | As regras escolares são normalmente marcadas por uma rigidez, o que – do ponto de vista geracional e hierárquico – dificulta a participação ativa das crianças. Neste artigo, objetivamos refletir os sentidos que as crianças dão às regras a que estão submetidas na escola, as estratégias que criam para participar do cotidiano escolar e como buscam burlar o que consideram injusto. Partimos de um referencial teórico situado principalmente nos estudos da infância e da análise de um trabalho de campo realizado em uma turma do 5º ano de uma escola pública da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. As crianças, apesar das inúmeras queixas às regras escolares, consideram a importância de algumas para manter a convivência coletiva, e denunciam aquelas que servem unicamente para cercear os seus corpos. |
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Infância e participação na escola: que sentido as crianças atribuem às regras e normas dessa instituição?Infância. Participação. Escola.As regras escolares são normalmente marcadas por uma rigidez, o que – do ponto de vista geracional e hierárquico – dificulta a participação ativa das crianças. Neste artigo, objetivamos refletir os sentidos que as crianças dão às regras a que estão submetidas na escola, as estratégias que criam para participar do cotidiano escolar e como buscam burlar o que consideram injusto. Partimos de um referencial teórico situado principalmente nos estudos da infância e da análise de um trabalho de campo realizado em uma turma do 5º ano de uma escola pública da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. As crianças, apesar das inúmeras queixas às regras escolares, consideram a importância de algumas para manter a convivência coletiva, e denunciam aquelas que servem unicamente para cercear os seus corpos.Vera CruzFirmina Seixas Silva, ConceiçãoAparecida da Silva, Maria2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/41310.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art413Veras; v. 10, n. 1 (2020); 250 - 2672236-572910.14212/veras.vol10.n1.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:39:19ZRevista |
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