Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Débora Vitória Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino, Nunes, Isabela Paula, Carvalho, Fabiano Duarte, de Assis, Tália Santana Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n3-207
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.
id VERACRUZ-0_98f7cbf7de94a4b3eb527d55788073f1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45262
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Geraisimpactoprograma de iniciação científica júniorescola técnica federal.O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4526210.34117/bjdv8n3-207Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18599-18609Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18599-18609Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18599-186092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Débora Vitória AlvesFerreira, Gabriel Luiz TolentinoNunes, Isabela PaulaCarvalho, Fabiano Duartede Assis, Tália Santana Machado2022-05-12T18:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45262Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:00.868776Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
title Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
spellingShingle Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Ferreira, Débora Vitória Alves
impacto
programa de iniciação científica júnior
escola técnica federal.
Ferreira, Débora Vitória Alves
impacto
programa de iniciação científica júnior
escola técnica federal.
title_short Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
title_full Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
title_fullStr Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
title_full_unstemmed Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
title_sort Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
author Ferreira, Débora Vitória Alves
author_facet Ferreira, Débora Vitória Alves
Ferreira, Débora Vitória Alves
Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino
Nunes, Isabela Paula
Carvalho, Fabiano Duarte
de Assis, Tália Santana Machado
Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino
Nunes, Isabela Paula
Carvalho, Fabiano Duarte
de Assis, Tália Santana Machado
author_role author
author2 Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino
Nunes, Isabela Paula
Carvalho, Fabiano Duarte
de Assis, Tália Santana Machado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Débora Vitória Alves
Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino
Nunes, Isabela Paula
Carvalho, Fabiano Duarte
de Assis, Tália Santana Machado
dc.subject.por.fl_str_mv impacto
programa de iniciação científica júnior
escola técnica federal.
topic impacto
programa de iniciação científica júnior
escola técnica federal.
description O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262
10.34117/bjdv8n3-207
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18599-18609
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18599-18609
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18599-18609
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822246472510341120
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n3-207