Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-207 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas. |
id |
VERACRUZ-0_98f7cbf7de94a4b3eb527d55788073f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45262 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Geraisimpactoprograma de iniciação científica júniorescola técnica federal.O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4526210.34117/bjdv8n3-207Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18599-18609Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18599-18609Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18599-186092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Débora Vitória AlvesFerreira, Gabriel Luiz TolentinoNunes, Isabela PaulaCarvalho, Fabiano Duartede Assis, Tália Santana Machado2022-05-12T18:32:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45262Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:00.868776Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
title |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
spellingShingle |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Ferreira, Débora Vitória Alves impacto programa de iniciação científica júnior escola técnica federal. Ferreira, Débora Vitória Alves impacto programa de iniciação científica júnior escola técnica federal. |
title_short |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
title_full |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
title_fullStr |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
title_sort |
Impacto do programa de iniciação científica júnior para estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / Impact of the junior scientific initiation program for students at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais |
author |
Ferreira, Débora Vitória Alves |
author_facet |
Ferreira, Débora Vitória Alves Ferreira, Débora Vitória Alves Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Nunes, Isabela Paula Carvalho, Fabiano Duarte de Assis, Tália Santana Machado Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Nunes, Isabela Paula Carvalho, Fabiano Duarte de Assis, Tália Santana Machado |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Nunes, Isabela Paula Carvalho, Fabiano Duarte de Assis, Tália Santana Machado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Débora Vitória Alves Ferreira, Gabriel Luiz Tolentino Nunes, Isabela Paula Carvalho, Fabiano Duarte de Assis, Tália Santana Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
impacto programa de iniciação científica júnior escola técnica federal. |
topic |
impacto programa de iniciação científica júnior escola técnica federal. |
description |
O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do Programa de Iniciação Científica Júnior para alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Contagem. Todos os estudantes foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após a assinatura tiveram acesso ao Questionário de investigação. No total, 45 estudantes foram convidados a participar do presente estudo, sendo que 21 aceitaram o convite. Esses estudantes participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior entre os anos de 2013 e 2021, sendo 62% deles do sexo feminino e desenvolvendo seus projetos em média por 10 meses (Variação: 9 a 24 meses). Todos os participantes relataram que o Programa lhes proporcionou conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa; 86% afirmaram que o Programa estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e 76% destacaram que o Programa despertou o interesse por pesquisa científica. Os resultados do presente estudo demonstraram o impacto positivo do Programa de Iniciação Científica Júnior para estudantes de uma escola técnica federal. Nesse sentido, recomendamos que os Programas de Iniciação Científica Júnior sejam ampliados e que mais bolsas sejam alocadas para esses programas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262 10.34117/bjdv8n3-207 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45262/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18599-18609 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18599-18609 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18599-18609 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246472510341120 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-207 |