A organização pedagógica e a utilização das novas tecnologias na escola inclusiva: um estudo de caso / The pedagogical organization and the use of new technologies in inclusive school: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Amaralina Miranda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1660
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília – PPGE-FE-UnB, que teve como objetivo analisar a organização pedagógica de uma escola pública do Distrito Federal direcionada ao atendimento à diversidade de demandas educacionais dos estudantes, considerando o uso das novas tecnologias como recursos de apoio ao processo educativo. A educação inclusiva parte do princípio de que todos podem aprender e para que a aprendizagem se concretize é necessário que a equipe pedagógica esteja alinhada em suas concepções, ações e intervenções. Assim, esperava-se que essa equipe, ao aliar seu trabalho aos princípios da educação inclusiva e ao uso de recursos das novas tecnologias, pudesse avançar no seu fazer pedagógico e estimular a aprendizagem dos estudantes. A metodologia foi de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola pública do Distrito Federal e teve como participantes a equipe responsável pelas ações pedagógicas da referida instituição. Foram utilizadas como estratégias para coleta das informações: análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação simples. Os resultados obtidos indicaram que a estrutura pedagógica adequada, com profissionais atuando nas diversas áreas que compõem a equipe pedagógica de uma escola: gestores, coordenação pedagógica, equipe de apoio, atendimento educacional especializado, orientação educacional e professores, contribui com o processo educativo quando, e somente quando, todos sentem-se parte importante de tal processo e utilizam os recursos disponíveis com a intencionalidade pedagógica muito bem definida. É fato que nem mesmo os melhores e mais avançados recursos tecnológicos atendem às necessidades individuais dos estudantes se não forem planejados para esse fim.
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