Práticas educativas inclusivas: interface entre o gestor e o trabalho colaborativo no contexto de uma escola inclusiva / Inclusive educational practices: interface between manager and collaborative work in the context of an inclusive school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastián-Heredero, Eladio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Seneda, Elizete Varussa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5546
Resumo: Este trabalho de pesquisa parte do pressuposto da necessidade implementar as práticas educativas inclusivas nas escolas e a interface que se produz entre o gestor escolar e os processos de ensino e aprendizagem e concretamente o trabalho colaborativo, que em muito perpassam apenas as ações que são feitas dentro das salas. Este estudo tem por objetivo levantar algumas das características deste profissional como articulador do trabalho colaborativo no contexto de uma escola inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com um enfoque interpretativo a partir de um estudo de caso, realizado com gestores, professores e outros profissionais de uma escola municipal em Rio Claro-SP. Os instrumentos de coleta de dados consistem em análise Documental de Fontes Primárias da própria Escola e questionários. A análise dos dados foi realizada a partir de uma categorização dos aspectos mais relevantes com o objeto de pesquisa dos documentos da escola e das respostas oferecidas pelos educadores envolvidos. Os resultados indicaram que a escola inclusiva está em processo de construção, os participantes demonstram ter um conhecimento do que é escola inclusiva e seus fundamentos legais, mais um desconhecimento da forma de operacionalização da mesma, que se transforma em um trabalho extra para o gestor que deve ser dinamizador, motivador, formador, avaliador e gestor dos processos que envolvem uma escola inclusiva e em especial o trabalho colaborativo que nem sempre é visível na escola estudada. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aprimoramento do gestor sobre as práticas educativas individuais e coletivas voltadas para a inclusão, pressupondo oportunidades para um ensino colaborativo.  
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