O caso do currículo básico (mínimo) de ciências da rede estadual do rio de janeiro – a ressignificação de suas habilidades em um contexto de pressão institucional: The case of the basic (minimum) science curriculum of the rio de janeiro state school system - the re-signification of its abilities in a context of institutional pressure
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n8-055 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50903 |
Resumo: | O estudo aborda o processo de implementação do Currículo de Ciências nas escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro - um currículo que propõe desenvolver competências e habilidades através dos conteúdos. Para fomentar suas intenções a Secretaria de Educação adotou um conjunto de estratégias indutoras, como avaliações em larga escala, metas e premiações por desempenho. Nesse cenário, o ensaio apresenta a política curricular como um movimento no qual os professores ressignificam o documento e influenciam os demais contextos. As ancoragens das representações sociais dos docentes são apresentadas e discutidas sob o aporte teórico do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. O escopo do texto centra-se na relação entre os professores e as habilidades e competências do currículo, sob a perspectiva de pressões institucionais para essa aproximação. |
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O caso do currículo básico (mínimo) de ciências da rede estadual do rio de janeiro – a ressignificação de suas habilidades em um contexto de pressão institucional: The case of the basic (minimum) science curriculum of the rio de janeiro state school system - the re-signification of its abilities in a context of institutional pressurecurrículo escolarensino de ciênciaspolíticas educacionaiscurrículo mínimoO estudo aborda o processo de implementação do Currículo de Ciências nas escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro - um currículo que propõe desenvolver competências e habilidades através dos conteúdos. Para fomentar suas intenções a Secretaria de Educação adotou um conjunto de estratégias indutoras, como avaliações em larga escala, metas e premiações por desempenho. Nesse cenário, o ensaio apresenta a política curricular como um movimento no qual os professores ressignificam o documento e influenciam os demais contextos. As ancoragens das representações sociais dos docentes são apresentadas e discutidas sob o aporte teórico do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. O escopo do texto centra-se na relação entre os professores e as habilidades e competências do currículo, sob a perspectiva de pressões institucionais para essa aproximação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5090310.34117/bjdv8n8-055Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55524-55536Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55524-55536Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55524-555362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50903/38229Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, DiegoLannes, Denise Rocha Corrêa2022-08-17T12:50:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50903Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:15.302981Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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