O caso do currículo básico (mínimo) de ciências da rede estadual do rio de janeiro – a ressignificação de suas habilidades em um contexto de pressão institucional: The case of the basic (minimum) science curriculum of the rio de janeiro state school system - the re-signification of its abilities in a context of institutional pressure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Diego
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lannes, Denise Rocha Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n8-055
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50903
Resumo: O estudo aborda o processo de implementação do Currículo de Ciências nas escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro - um currículo que propõe desenvolver competências e habilidades através dos conteúdos. Para fomentar suas intenções a Secretaria de Educação adotou um conjunto de estratégias indutoras, como avaliações em larga escala, metas e premiações por desempenho. Nesse cenário, o ensaio apresenta a política curricular como um movimento no qual os professores ressignificam o documento e influenciam os demais contextos. As ancoragens das representações sociais dos docentes são apresentadas e discutidas sob o aporte teórico do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. O escopo do texto centra-se na relação entre os professores e as habilidades e competências do currículo, sob a perspectiva de pressões institucionais para essa aproximação.
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