Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefani, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Marília Macorin de, Duduchi, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2449
Resumo:  Este estudo apresenta uma aplicação do SERVQUAL para avaliação da qualidade do serviço de mobile banking, abordando o gap 5, que confronta a diferença da percepção de qualidade em relação à expectativa, indica as dimensões mais relevantes para este serviço segundo diversas fontes (literatura científica, especialistas e usuários de uma amostra), desenvolve e aplica um questionário. Verificou-se que, num âmbito geral, a qualidade percebida ainda não atinge às expectativas do público pesquisado, tendo somente uma dimensão as superado. Além disso, as dimensões indicadas como de maior importância pelos especialistas não foram as mesmas que os respondentes tiveram maior expectativa, indicando que existe possibilidade de melhor direcionamento dos esforços por parte das instituições fornecedoras do serviço. 
id VERACRUZ-0_a158532ebd6900209b733f8c7f4ad958
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2449
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and studentsSistemas produtivosmobile bankingqualidade em serviçosSERVQUAL Este estudo apresenta uma aplicação do SERVQUAL para avaliação da qualidade do serviço de mobile banking, abordando o gap 5, que confronta a diferença da percepção de qualidade em relação à expectativa, indica as dimensões mais relevantes para este serviço segundo diversas fontes (literatura científica, especialistas e usuários de uma amostra), desenvolve e aplica um questionário. Verificou-se que, num âmbito geral, a qualidade percebida ainda não atinge às expectativas do público pesquisado, tendo somente uma dimensão as superado. Além disso, as dimensões indicadas como de maior importância pelos especialistas não foram as mesmas que os respondentes tiveram maior expectativa, indicando que existe possibilidade de melhor direcionamento dos esforços por parte das instituições fornecedoras do serviço. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/244910.34117/bjdv5n7-162Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9932-9957Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9932-9957Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9932-99572525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2449/2522Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessStefani, Carlos EduardoAzevedo, Marília Macorin deDuduchi, Marcelo2020-05-22T22:28:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2449Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:51.032840Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
title Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
spellingShingle Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
Stefani, Carlos Eduardo
Sistemas produtivos
mobile banking
qualidade em serviços
SERVQUAL
title_short Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
title_full Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
title_fullStr Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
title_full_unstemmed Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
title_sort Qualidade em mobile banking segundo professores e estudantes de tecnologia brasileiros / Quality in mobile banking according to Brazilian technology professors and students
author Stefani, Carlos Eduardo
author_facet Stefani, Carlos Eduardo
Azevedo, Marília Macorin de
Duduchi, Marcelo
author_role author
author2 Azevedo, Marília Macorin de
Duduchi, Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefani, Carlos Eduardo
Azevedo, Marília Macorin de
Duduchi, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas produtivos
mobile banking
qualidade em serviços
SERVQUAL
topic Sistemas produtivos
mobile banking
qualidade em serviços
SERVQUAL
description  Este estudo apresenta uma aplicação do SERVQUAL para avaliação da qualidade do serviço de mobile banking, abordando o gap 5, que confronta a diferença da percepção de qualidade em relação à expectativa, indica as dimensões mais relevantes para este serviço segundo diversas fontes (literatura científica, especialistas e usuários de uma amostra), desenvolve e aplica um questionário. Verificou-se que, num âmbito geral, a qualidade percebida ainda não atinge às expectativas do público pesquisado, tendo somente uma dimensão as superado. Além disso, as dimensões indicadas como de maior importância pelos especialistas não foram as mesmas que os respondentes tiveram maior expectativa, indicando que existe possibilidade de melhor direcionamento dos esforços por parte das instituições fornecedoras do serviço. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2449
10.34117/bjdv5n7-162
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2449
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2449/2522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 9932-9957
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 9932-9957
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 9932-9957
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645420923977728