Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672 |
Resumo: | Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências. |
id |
VERACRUZ-0_a168c193ff682ee2b4191226a0fb882a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18672 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial yearsJogos lúdicosCiênciasEnsino Fundamental.Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1867210.34117/bjdv6n10-496Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80927-80939Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80927-80939Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80927-809392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672/15042Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jucilene Oliveira deAraujo, Marcos VieiraRibeiro, Edilma da SilvaSouza, Gilmara Batista dePais, Dâmaris Souza de NojosaMagalhães, Rosivânia DemétrioCarneiro, Erismilta Sucupira Ferro2021-02-04T12:50:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18672Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:40.214011Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
title |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
spellingShingle |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years Sousa, Jucilene Oliveira de Jogos lúdicos Ciências Ensino Fundamental. |
title_short |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
title_full |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
title_fullStr |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
title_sort |
Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years |
author |
Sousa, Jucilene Oliveira de |
author_facet |
Sousa, Jucilene Oliveira de Araujo, Marcos Vieira Ribeiro, Edilma da Silva Souza, Gilmara Batista de Pais, Dâmaris Souza de Nojosa Magalhães, Rosivânia Demétrio Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Marcos Vieira Ribeiro, Edilma da Silva Souza, Gilmara Batista de Pais, Dâmaris Souza de Nojosa Magalhães, Rosivânia Demétrio Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Jucilene Oliveira de Araujo, Marcos Vieira Ribeiro, Edilma da Silva Souza, Gilmara Batista de Pais, Dâmaris Souza de Nojosa Magalhães, Rosivânia Demétrio Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos lúdicos Ciências Ensino Fundamental. |
topic |
Jogos lúdicos Ciências Ensino Fundamental. |
description |
Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672 10.34117/bjdv6n10-496 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672/15042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80927-80939 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80927-80939 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80927-80939 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645486235582464 |