Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jucilene Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Marcos Vieira, Ribeiro, Edilma da Silva, Souza, Gilmara Batista de, Pais, Dâmaris Souza de Nojosa, Magalhães, Rosivânia Demétrio, Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672
Resumo: Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências.
id VERACRUZ-0_a168c193ff682ee2b4191226a0fb882a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18672
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial yearsJogos lúdicosCiênciasEnsino Fundamental.Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1867210.34117/bjdv6n10-496Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80927-80939Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80927-80939Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80927-809392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672/15042Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jucilene Oliveira deAraujo, Marcos VieiraRibeiro, Edilma da SilvaSouza, Gilmara Batista dePais, Dâmaris Souza de NojosaMagalhães, Rosivânia DemétrioCarneiro, Erismilta Sucupira Ferro2021-02-04T12:50:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18672Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:40.214011Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
title Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
spellingShingle Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
Sousa, Jucilene Oliveira de
Jogos lúdicos
Ciências
Ensino Fundamental.
title_short Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
title_full Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
title_fullStr Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
title_full_unstemmed Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
title_sort Ensino de ciências: Uma análise da relevância em se utilizar jogos lúdicos nos anos iniciais / Science teaching: An analysis of relevance in using play games in the initial years
author Sousa, Jucilene Oliveira de
author_facet Sousa, Jucilene Oliveira de
Araujo, Marcos Vieira
Ribeiro, Edilma da Silva
Souza, Gilmara Batista de
Pais, Dâmaris Souza de Nojosa
Magalhães, Rosivânia Demétrio
Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro
author_role author
author2 Araujo, Marcos Vieira
Ribeiro, Edilma da Silva
Souza, Gilmara Batista de
Pais, Dâmaris Souza de Nojosa
Magalhães, Rosivânia Demétrio
Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jucilene Oliveira de
Araujo, Marcos Vieira
Ribeiro, Edilma da Silva
Souza, Gilmara Batista de
Pais, Dâmaris Souza de Nojosa
Magalhães, Rosivânia Demétrio
Carneiro, Erismilta Sucupira Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos lúdicos
Ciências
Ensino Fundamental.
topic Jogos lúdicos
Ciências
Ensino Fundamental.
description Apesar do componente curricular Ciências possuir assuntos interessantes, geralmente, as salas de aula não oferecem um ambiente que favoreça a concentração e a participação de todos os estudantes, então, faz-se necessário metodologias de ensino que despertem um aprendizado instigante nos alunos. Nesse contexto, as atividades lúdicas aparecem como uma possível alternativa, diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é evidenciar a importância dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Para isto, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e com aplicação de um questionário direcionado aos professores que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Jesus de Nazaré e Irmã Leonilde Dal Pós, do município de Mucajaí-Roraima. Verificou-se que os docentes, por unanimidade, reconhecem a relevância dos jogos lúdicos para o ensino e aprendizagem, porém, mencionaram a falta de material disponível na escola como uma das dificuldades para o seu uso constante nas aulas de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672
10.34117/bjdv6n10-496
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18672/15042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 80927-80939
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 80927-80939
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 80927-80939
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645486235582464