Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847 |
Resumo: | O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade. |
id |
VERACRUZ-0_a43aa3c60a10c9b5bc87ae1da98f3fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24847 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFSMatemática e Música. InterdisciplinaridadeProjetosCompetênciasIniciação Científica Júnior.O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2484710.34117/bjdv7n2-336Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16630-16646Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16630-16646Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16630-166462525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847/19812Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Silvânia da Silvade Jesus, Robson Andradede Jesus, Robson Andrade2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.722582Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
title |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
spellingShingle |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS Costa, Silvânia da Silva Matemática e Música. Interdisciplinaridade Projetos Competências Iniciação Científica Júnior. |
title_short |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
title_full |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
title_fullStr |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
title_full_unstemmed |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
title_sort |
Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS |
author |
Costa, Silvânia da Silva |
author_facet |
Costa, Silvânia da Silva de Jesus, Robson Andrade |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus, Robson Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Silvânia da Silva de Jesus, Robson Andrade de Jesus, Robson Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática e Música. Interdisciplinaridade Projetos Competências Iniciação Científica Júnior. |
topic |
Matemática e Música. Interdisciplinaridade Projetos Competências Iniciação Científica Júnior. |
description |
O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847 10.34117/bjdv7n2-336 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847/19812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16630-16646 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16630-16646 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16630-16646 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512049426432 |