Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silvânia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Jesus, Robson Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847
Resumo: O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade.   
id VERACRUZ-0_a43aa3c60a10c9b5bc87ae1da98f3fd6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24847
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFSMatemática e Música. InterdisciplinaridadeProjetosCompetênciasIniciação Científica Júnior.O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2484710.34117/bjdv7n2-336Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16630-16646Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16630-16646Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16630-166462525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847/19812Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Silvânia da Silvade Jesus, Robson Andradede Jesus, Robson Andrade2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.722582Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
title Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
spellingShingle Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
Costa, Silvânia da Silva
Matemática e Música. Interdisciplinaridade
Projetos
Competências
Iniciação Científica Júnior.
title_short Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
title_full Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
title_fullStr Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
title_full_unstemmed Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
title_sort Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS / Mathematical tessituras: interdisciplinary experiences between mathematics and music at CODAP/UFS
author Costa, Silvânia da Silva
author_facet Costa, Silvânia da Silva
de Jesus, Robson Andrade
author_role author
author2 de Jesus, Robson Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Silvânia da Silva
de Jesus, Robson Andrade
de Jesus, Robson Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática e Música. Interdisciplinaridade
Projetos
Competências
Iniciação Científica Júnior.
topic Matemática e Música. Interdisciplinaridade
Projetos
Competências
Iniciação Científica Júnior.
description O presente trabalho reflete e expõe experiências pedagógicas interdisciplinares realizadas entre as componentes curriculares Matemática e Música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. As ações são elencadas trazendo a proposta de aprendizagens por meio de projetos e atividades diferenciadas, realizadas de forma on-line, condição estabelecida pela pandemia vivenciada durante o ano letivo de 2020 em todo país. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de competências múltiplas presentes na Base Nacional Comum Curricular dos bolsistas envolvidos a partir do projeto de Iniciação Científica Júnior “Com a mão na massa: utilizando materiais manipuláveis para aprender Matemática”, ligadas principalmente à conhecimento, pensamento crítico, repertório cultural, argumentação, empatia, cooperação e responsabilidade.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847
10.34117/bjdv7n2-336
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24847/19812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16630-16646
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16630-16646
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16630-16646
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512049426432