As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n5-1553 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade, à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais. |
id |
VERACRUZ-0_aa95dca346990b4a227bfdc0f5fde0b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1553 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning processJogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade, à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/155310.34117/bjdv5n5-1553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3820-3833Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3820-3833Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3820-38332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553/1432Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Sousa daSilva, Cristina Sousa daAlencar, Deusilene da SilvaAmorim, Maika Rodrigues2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1553Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.161261Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
title |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
spellingShingle |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process Silva, Francisco Sousa da Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem. Silva, Francisco Sousa da Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
title_full |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
title_fullStr |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
title_full_unstemmed |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
title_sort |
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process |
author |
Silva, Francisco Sousa da |
author_facet |
Silva, Francisco Sousa da Silva, Francisco Sousa da Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Sousa da Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade, à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553 10.34117/bjdv5n5-1553 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n5-1553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553/1432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3820-3833 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3820-3833 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3820-3833 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183834008944640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n5-1553 |