As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Sousa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Cristina Sousa da, Alencar, Deusilene da Silva, Amorim, Maika Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n5-1553
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade,  à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo  para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais.
id VERACRUZ-0_aa95dca346990b4a227bfdc0f5fde0b8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1553
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning processJogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade,  à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo  para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/155310.34117/bjdv5n5-1553Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3820-3833Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3820-3833Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3820-38332525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553/1432Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Sousa daSilva, Cristina Sousa daAlencar, Deusilene da SilvaAmorim, Maika Rodrigues2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1553Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.161261Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
title As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
spellingShingle As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
Silva, Francisco Sousa da
Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.
Silva, Francisco Sousa da
Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.
title_short As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
title_full As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
title_fullStr As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
title_full_unstemmed As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
title_sort As contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem / The contributions of games and jobs in the teaching-learning process
author Silva, Francisco Sousa da
author_facet Silva, Francisco Sousa da
Silva, Francisco Sousa da
Silva, Cristina Sousa da
Alencar, Deusilene da Silva
Amorim, Maika Rodrigues
Silva, Cristina Sousa da
Alencar, Deusilene da Silva
Amorim, Maika Rodrigues
author_role author
author2 Silva, Cristina Sousa da
Alencar, Deusilene da Silva
Amorim, Maika Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Sousa da
Silva, Cristina Sousa da
Alencar, Deusilene da Silva
Amorim, Maika Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.
topic Jogos. Brincadeiras. Ensino-aprendizagem.
description O presente trabalho tem por objetivo observar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil em duas escolas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão. O universo pesquisado envolveu duas instituições educacionais localizadas no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, com aplicação de questionário de quatro questões fechadas. A pesquisa teve como universo 10 professores, onde o critério utilizado para escolha dos participantes foi de intencionalidade,  à natureza da pesquisa qualitativa e quantitativa, e a pesquisa teve como instrumento a técnica de observação participante.Constatou-se a maioria dos professores tem mais de 10 anos de atuação na docência e mesmo reconhecendo a importância dos jogos e brincadeiras, muitos deles ainda destinam um tempo mínimo  para as atividades lúdicas em seu planejamento, onde 62% destinam apenas em média 30 minutos semanais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553
10.34117/bjdv5n5-1553
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1553/1432
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3820-3833
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3820-3833
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3820-3833
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183834008944640
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1553