A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Miranilde Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863
Resumo: Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. 
id VERACRUZ-0_b182884eb904b559fe23540bfed54255
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11863
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf studentformação docente do campoinclusãoestudante surdo.Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1186310.34117/bjdv6n6-423Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38719-38736Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38719-38736Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38719-387362525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863/9924Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Miranilde OliveiraMagalhães, Claudia do Socorro Azevedo2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11863Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:23.264017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
title A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
spellingShingle A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
Neves, Miranilde Oliveira
formação docente do campo
inclusão
estudante surdo.
title_short A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
title_full A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
title_fullStr A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
title_full_unstemmed A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
title_sort A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
author Neves, Miranilde Oliveira
author_facet Neves, Miranilde Oliveira
Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo
author_role author
author2 Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Miranilde Oliveira
Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente do campo
inclusão
estudante surdo.
topic formação docente do campo
inclusão
estudante surdo.
description Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863
10.34117/bjdv6n6-423
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863/9924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38719-38736
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38719-38736
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38719-38736
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645458999869440