A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863 |
Resumo: | Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. |
id |
VERACRUZ-0_b182884eb904b559fe23540bfed54255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11863 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf studentformação docente do campoinclusãoestudante surdo.Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1186310.34117/bjdv6n6-423Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38719-38736Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38719-38736Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38719-387362525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863/9924Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Miranilde OliveiraMagalhães, Claudia do Socorro Azevedo2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11863Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:23.264017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
title |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
spellingShingle |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student Neves, Miranilde Oliveira formação docente do campo inclusão estudante surdo. |
title_short |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
title_full |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
title_fullStr |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
title_full_unstemmed |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
title_sort |
A construção da formação docente do campo e os desafios da inclusão do estudante surdo / The construction of the field teaching formation and the challenges of inclusion of the deaf student |
author |
Neves, Miranilde Oliveira |
author_facet |
Neves, Miranilde Oliveira Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Miranilde Oliveira Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente do campo inclusão estudante surdo. |
topic |
formação docente do campo inclusão estudante surdo. |
description |
Compreender a necessidade de reflexão e ação educativa a partir da formação docente do campo com destaque para o processo de inclusão do estudante surdo, constitui um dos objetivos deste artigo. A construção da formação docente do campo tem sido uma preocupação constante, devido às especificidades que o campo apresenta e quando falamos em inclusão e surdez, o problema é maior. Este texto, focado na Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, reflete a análise de Skliar (2013), Caldart (2002, 2009), Quadros (2005, 2008), Molina (2017), Arroyo (2019), dentre outros estudiosos e pretende contribuir para maior compreensão da questão em foco. No decorrer desta investigação, inferiu-se que a instauração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e da execução de políticas públicas como PRONERA, o surgimento do Instituto Nacional da Educação de Surdos, a instauração da Lei 10.436, do decreto 5.626/2005, Decreto 7.352/2010 e da Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 foram ações que favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo, mas contradizem a retirada de direitos sociais e desestrutura das escolas camponesas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863 10.34117/bjdv6n6-423 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11863/9924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38719-38736 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38719-38736 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38719-38736 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645458999869440 |