A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural. |
id |
VERACRUZ-0_bb525127983b6e785afd1dbb9d76c48f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussionsLeituraPrática docenteCriticidade.Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1217610.34117/bjdv6n6-561Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-406882525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline da SilvaLemos, Claudeth da SilvaSilva, Daniele Cariolano daTherrien, JacquesSilva, Tatiana Maria Ribeiro2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:31.855773Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
spellingShingle |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions Pereira, Aline da Silva Leitura Prática docente Criticidade. |
title_short |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_full |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_fullStr |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_full_unstemmed |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_sort |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
author |
Pereira, Aline da Silva |
author_facet |
Pereira, Aline da Silva Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline da Silva Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Prática docente Criticidade. |
topic |
Leitura Prática docente Criticidade. |
description |
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 10.34117/bjdv6n6-561 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-40688 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459950927872 |