A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Claudeth da Silva, Silva, Daniele Cariolano da, Therrien, Jacques, Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito.  Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.
id VERACRUZ-0_bb525127983b6e785afd1dbb9d76c48f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussionsLeituraPrática docenteCriticidade.Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito.  Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1217610.34117/bjdv6n6-561Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-406882525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline da SilvaLemos, Claudeth da SilvaSilva, Daniele Cariolano daTherrien, JacquesSilva, Tatiana Maria Ribeiro2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:31.855773Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
title A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
spellingShingle A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
Pereira, Aline da Silva
Leitura
Prática docente
Criticidade.
title_short A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
title_full A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
title_fullStr A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
title_full_unstemmed A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
title_sort A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
author Pereira, Aline da Silva
author_facet Pereira, Aline da Silva
Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Therrien, Jacques
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
author_role author
author2 Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Therrien, Jacques
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline da Silva
Lemos, Claudeth da Silva
Silva, Daniele Cariolano da
Therrien, Jacques
Silva, Tatiana Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática docente
Criticidade.
topic Leitura
Prática docente
Criticidade.
description Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito.  Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176
10.34117/bjdv6n6-561
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-40688
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459950927872