A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Claudeth da Silva, Silva, Daniele Cariolano da, Therrien, Jacques, Silva, Tatiana Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-561
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito.  Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.
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