A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-561 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural. |
id |
VERACRUZ-0_bb525127983b6e785afd1dbb9d76c48f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussionsLeituraPrática docenteCriticidade.Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1217610.34117/bjdv6n6-561Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-406882525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline da SilvaLemos, Claudeth da SilvaSilva, Daniele Cariolano daTherrien, JacquesSilva, Tatiana Maria Ribeiro2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:31.855773Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
spellingShingle |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions Pereira, Aline da Silva Leitura Prática docente Criticidade. Pereira, Aline da Silva Leitura Prática docente Criticidade. |
title_short |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_full |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_fullStr |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_full_unstemmed |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
title_sort |
A leitura em sala de aula: discussões conceituais e práticas / Reading in the classroom: conceptual and practical discussions |
author |
Pereira, Aline da Silva |
author_facet |
Pereira, Aline da Silva Pereira, Aline da Silva Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline da Silva Lemos, Claudeth da Silva Silva, Daniele Cariolano da Therrien, Jacques Silva, Tatiana Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Prática docente Criticidade. |
topic |
Leitura Prática docente Criticidade. |
description |
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender a leitura vivenciada em sala de aula, trazendo à tona algumas discussões conceptuais e práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizando como procedimentos de apreensão de dados, a revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com oito professores supervisores egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Destacaram-se como referenciais teórico-metodológicos, estudos de Freire (1987, 2011), Silva (2008, 2009, 2011), Kleiman (2016), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (2006), dentre outros. Os resultados vislumbraram concepções e práticas leitoras atreladas a aspectos pragmáticos, conteudísticos, gramaticais, de simples decodificação textual e extração de informações na busca por uma única interpretação possível e autorizada do escrito. Perspectivas com nuances críticas de leitura, entretanto, também foram constatadas ao pretender uma compreensão reflexiva do texto e do próprio mundo, no movimento dialético de escrita, transformação e posterior reescrita. A partir da relação entre Universidade e Escola, infere-se a interdependência de que a formação do profissional leitor crítico (ensino superior) possivelmente terá posteriormente suas marcas na formação do aluno leitor crítico (educação básica). Para tanto, os processos e práticas universitárias de formação leitora devem estar vinculados a projetos de transformação social, política, econômica e cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 10.34117/bjdv6n6-561 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12176/10213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40676-40688 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40676-40688 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40676-40688 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777017790464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-561 |