Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Francisca Adma de Oliveira, Carvalho, Deolinda Maria Soares de, Martins, Nayra Suelen de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n9-024
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta.  A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994).  O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação.  Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição.   
id VERACRUZ-0_c45c8bf5e9c53898aebc05784082029d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3048
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy courseEnsino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta.  A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994).  O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação.  Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/304810.34117/bjdv5n9-024Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14000-14016Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14000-14016Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14000-140162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048/2978Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Dolores de Oliveira SoaresMartins, Francisca Adma de OliveiraCarvalho, Deolinda Maria Soares deMartins, Nayra Suelen de Oliveira2019-10-01T19:29:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3048Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.247794Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
title Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
spellingShingle Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.
title_short Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
title_full Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
title_fullStr Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
title_full_unstemmed Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
title_sort Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
author Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
author_facet Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Martins, Francisca Adma de Oliveira
Carvalho, Deolinda Maria Soares de
Martins, Nayra Suelen de Oliveira
Martins, Francisca Adma de Oliveira
Carvalho, Deolinda Maria Soares de
Martins, Nayra Suelen de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Francisca Adma de Oliveira
Carvalho, Deolinda Maria Soares de
Martins, Nayra Suelen de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares
Martins, Francisca Adma de Oliveira
Carvalho, Deolinda Maria Soares de
Martins, Nayra Suelen de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.
topic Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.
description Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta.  A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994).  O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação.  Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048
10.34117/bjdv5n9-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048/2978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14000-14016
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14000-14016
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14000-14016
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183840844611584
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n9-024