Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n9-024 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta. A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994). O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação. Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição. |
id |
VERACRUZ-0_c45c8bf5e9c53898aebc05784082029d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3048 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy courseEnsino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta. A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994). O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação. Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/304810.34117/bjdv5n9-024Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14000-14016Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14000-14016Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14000-140162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048/2978Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Dolores de Oliveira SoaresMartins, Francisca Adma de OliveiraCarvalho, Deolinda Maria Soares deMartins, Nayra Suelen de Oliveira2019-10-01T19:29:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3048Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:06.247794Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
title |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
spellingShingle |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete. Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete. |
title_short |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
title_full |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
title_fullStr |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
title_full_unstemmed |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
title_sort |
Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course |
author |
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares |
author_facet |
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares Martins, Francisca Adma de Oliveira Carvalho, Deolinda Maria Soares de Martins, Nayra Suelen de Oliveira Martins, Francisca Adma de Oliveira Carvalho, Deolinda Maria Soares de Martins, Nayra Suelen de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Francisca Adma de Oliveira Carvalho, Deolinda Maria Soares de Martins, Nayra Suelen de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Dolores de Oliveira Soares Martins, Francisca Adma de Oliveira Carvalho, Deolinda Maria Soares de Martins, Nayra Suelen de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete. |
topic |
Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete. |
description |
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta. A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994). O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação. Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048 10.34117/bjdv5n9-024 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3048/2978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14000-14016 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14000-14016 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14000-14016 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183840844611584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-024 |