Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546 |
Resumo: | A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído. |
id |
VERACRUZ-0_c66b0ac30a4b59acff15a205f6368395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23546 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigmExclusãoInserçãoInclusão.A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2354610.34117/bjdv7n1-546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8043-8053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8043-8053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8043-80532525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546/18915Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Italo Rômulo CostaDias, Elayne Cristina Rochada Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodriguesde Sena, Maria RosileneMarques, Rosélia Neres de Sena2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23546Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:00.876375Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
title |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
spellingShingle |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm da Silva, Italo Rômulo Costa Exclusão Inserção Inclusão. |
title_short |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
title_full |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
title_fullStr |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
title_full_unstemmed |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
title_sort |
Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm |
author |
da Silva, Italo Rômulo Costa |
author_facet |
da Silva, Italo Rômulo Costa Dias, Elayne Cristina Rocha da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues de Sena, Maria Rosilene Marques, Rosélia Neres de Sena |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Elayne Cristina Rocha da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues de Sena, Maria Rosilene Marques, Rosélia Neres de Sena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Italo Rômulo Costa Dias, Elayne Cristina Rocha da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues de Sena, Maria Rosilene Marques, Rosélia Neres de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão Inserção Inclusão. |
topic |
Exclusão Inserção Inclusão. |
description |
A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546 10.34117/bjdv7n1-546 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546/18915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8043-8053 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8043-8053 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8043-8053 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645506925035520 |