Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Italo Rômulo Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Elayne Cristina Rocha, da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues, de Sena, Maria Rosilene, Marques, Rosélia Neres de Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546
Resumo: A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído.  
id VERACRUZ-0_c66b0ac30a4b59acff15a205f6368395
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23546
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigmExclusãoInserçãoInclusão.A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2354610.34117/bjdv7n1-546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8043-8053Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8043-8053Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8043-80532525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546/18915Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Italo Rômulo CostaDias, Elayne Cristina Rochada Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodriguesde Sena, Maria RosileneMarques, Rosélia Neres de Sena2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23546Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:00.876375Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
title Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
spellingShingle Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
da Silva, Italo Rômulo Costa
Exclusão
Inserção
Inclusão.
title_short Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
title_full Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
title_fullStr Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
title_full_unstemmed Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
title_sort Ensino inclusivo ou ensino insersivo? – um relato de experiência com o ensino remoto e o paradigma inclusão x inserção / Inclusive teaching or insersive teaching? - an experience report with remote education and the inclusion x insertion paradigm
author da Silva, Italo Rômulo Costa
author_facet da Silva, Italo Rômulo Costa
Dias, Elayne Cristina Rocha
da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues
de Sena, Maria Rosilene
Marques, Rosélia Neres de Sena
author_role author
author2 Dias, Elayne Cristina Rocha
da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues
de Sena, Maria Rosilene
Marques, Rosélia Neres de Sena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Italo Rômulo Costa
Dias, Elayne Cristina Rocha
da Cunha, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues
de Sena, Maria Rosilene
Marques, Rosélia Neres de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão
Inserção
Inclusão.
topic Exclusão
Inserção
Inclusão.
description A inclusão escolar é um tema muito discutido entre os profissionais da educação e pela sociedade em geral. A constituição de 88 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDBB asseguram a todos o direito de um ensino incluído não qualque seja respeitada como individualidades dos sujeitos, porém legais ainda não são suficientes para que se tenha um ensino de caráter incluído. O presente artigo traz o relato de uma experiência docente, em que o contexto do ensino remoto (imposto pela pandemia do novo coronavírus) desnuda uma realidade do ensino presencial. Como acontece o trabalho pedagógico com as crianças com necessidades especiais na sala de aula? Será que como aparecem estão incluídas ou apenas inseridas?Esse relato esta fundamentado nos pressupostos teóricos de Matias (2000), Mazola (2008), Nector (2013) dentre outros autores. A metodologia consta de uma revisão literária sobre a temática abordada depois da análise das ocorrências de conflitos entre a inserção e inclusão nas práticas pedagógicas remotas de alguns professores. Ao final desse trabalho, acredita-se que ele seja despertado entre uma classe docente, uma reflexão de reconstruir seus conceitos de inclusão escolar e ensino incluído.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546
10.34117/bjdv7n1-546
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23546/18915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8043-8053
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8043-8053
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8043-8053
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506925035520