A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil. |
id |
VERACRUZ-0_caa236089423b2d2088d71fa877a88ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10752 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this processEducação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1075210.34117/bjdv6n5-576Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31715-31730Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31715-31730Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31715-317302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752/8972Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Rita Maria SousaCarvalho, Dania Rafaela FerreiraMelo, José Carlos de2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10752Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:52.733046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
title |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
spellingShingle |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process Franco, Rita Maria Sousa Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada. |
title_short |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
title_full |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
title_fullStr |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
title_full_unstemmed |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
title_sort |
A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process |
author |
Franco, Rita Maria Sousa |
author_facet |
Franco, Rita Maria Sousa Carvalho, Dania Rafaela Ferreira Melo, José Carlos de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Dania Rafaela Ferreira Melo, José Carlos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Rita Maria Sousa Carvalho, Dania Rafaela Ferreira Melo, José Carlos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada. |
topic |
Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada. |
description |
Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752 10.34117/bjdv6n5-576 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752/8972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31715-31730 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31715-31730 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31715-31730 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454322171904 |