A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Rita Maria Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Dania Rafaela Ferreira, Melo, José Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752
Resumo: Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil.
id VERACRUZ-0_caa236089423b2d2088d71fa877a88ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10752
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this processEducação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1075210.34117/bjdv6n5-576Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31715-31730Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31715-31730Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31715-317302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752/8972Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Rita Maria SousaCarvalho, Dania Rafaela FerreiraMelo, José Carlos de2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10752Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:52.733046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
title A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
spellingShingle A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
Franco, Rita Maria Sousa
Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.
title_short A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
title_full A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
title_fullStr A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
title_full_unstemmed A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
title_sort A Formação continuada de educadores de crianças pequenas na Educação Infantil: as contribuições do coordenador pedágógico nesse processo / Continuing training of small Children Educators in Child Education: the contributions of the pedagogical coordinator in this process
author Franco, Rita Maria Sousa
author_facet Franco, Rita Maria Sousa
Carvalho, Dania Rafaela Ferreira
Melo, José Carlos de
author_role author
author2 Carvalho, Dania Rafaela Ferreira
Melo, José Carlos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Rita Maria Sousa
Carvalho, Dania Rafaela Ferreira
Melo, José Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.
topic Educação Infantil. Coordenação Pedagógica. Formação Continuada.
description Este artigo teve por objetivo investigar a formação continuada oferecida nas escolas de Educação Infantil, na visão de suas educadoras. Buscou-se compreender a formação continuada como atribuição da coordenação pedagógica na escola e sua necessidade para a profissionalização desse profissional que atua na educação infantil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, utilizando questionários junto aos educadores da Educação Infantil. Fundamentou-se nas contribuições de Vasconcellos (2006), Garcia (2009), Pinto (2010), Oliveira (2001), dentre outros. Os resultados apontaram que os sujeitos concordam com a formação continuada para melhoraria do aprendizado das crianças e da qualidade da educação infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752
10.34117/bjdv6n5-576
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10752/8972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31715-31730
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31715-31730
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31715-31730
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645454322171904