Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n1-399 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103 |
Resumo: | Este recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza. |
id |
VERACRUZ-0_cc8f5a5f42a73d8e61787e1ac7184ec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43103 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approachCurrículos da educação profissionalAdaptações curricularesEnsino técnicoCEETEPSRegionalizaçãoEste recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4310310.34117/bjdv8n1-399Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5888-5906Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5888-5906Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5888-59062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciano, Matheus PereiraConstantino, Paulo Roberto Prado2022-04-28T19:29:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43103Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.280631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
title |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
spellingShingle |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach Graciano, Matheus Pereira Currículos da educação profissional Adaptações curriculares Ensino técnico CEETEPS Regionalização Graciano, Matheus Pereira Currículos da educação profissional Adaptações curriculares Ensino técnico CEETEPS Regionalização |
title_short |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
title_full |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
title_fullStr |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
title_sort |
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach |
author |
Graciano, Matheus Pereira |
author_facet |
Graciano, Matheus Pereira Graciano, Matheus Pereira Constantino, Paulo Roberto Prado Constantino, Paulo Roberto Prado |
author_role |
author |
author2 |
Constantino, Paulo Roberto Prado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graciano, Matheus Pereira Constantino, Paulo Roberto Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos da educação profissional Adaptações curriculares Ensino técnico CEETEPS Regionalização |
topic |
Currículos da educação profissional Adaptações curriculares Ensino técnico CEETEPS Regionalização |
description |
Este recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103 10.34117/bjdv8n1-399 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5888-5906 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5888-5906 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5888-5906 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183683956670464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-399 |