Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graciano, Matheus Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Constantino, Paulo Roberto Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n1-399
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103
Resumo: Este recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza.
id VERACRUZ-0_cc8f5a5f42a73d8e61787e1ac7184ec5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43103
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approachCurrículos da educação profissionalAdaptações curricularesEnsino técnicoCEETEPSRegionalizaçãoEste recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4310310.34117/bjdv8n1-399Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5888-5906Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5888-5906Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5888-59062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciano, Matheus PereiraConstantino, Paulo Roberto Prado2022-04-28T19:29:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43103Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.280631Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
title Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
spellingShingle Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
Graciano, Matheus Pereira
Currículos da educação profissional
Adaptações curriculares
Ensino técnico
CEETEPS
Regionalização
Graciano, Matheus Pereira
Currículos da educação profissional
Adaptações curriculares
Ensino técnico
CEETEPS
Regionalização
title_short Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
title_full Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
title_fullStr Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
title_full_unstemmed Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
title_sort Análise comparativa dos currículos no ensino técnico: uma abordagem sobre adaptações e contextualizações regionais no Estado de São Paulo / Comparative analysis of curriculums in vocational education: a local adaptation approach
author Graciano, Matheus Pereira
author_facet Graciano, Matheus Pereira
Graciano, Matheus Pereira
Constantino, Paulo Roberto Prado
Constantino, Paulo Roberto Prado
author_role author
author2 Constantino, Paulo Roberto Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graciano, Matheus Pereira
Constantino, Paulo Roberto Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos da educação profissional
Adaptações curriculares
Ensino técnico
CEETEPS
Regionalização
topic Currículos da educação profissional
Adaptações curriculares
Ensino técnico
CEETEPS
Regionalização
description Este recorte, derivado de uma pesquisa desenvolvida no programa de mestrado profissional do Centro Paula Souza [CEETEPS], pretende analisar aspectos de adaptações e contextualizações regionais dos currículos da educação profissional, por meio de uma análise comparativa. São comparados dois currículos do ensino técnico, em Administração e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais [Etecs]. A abordagem foi feita por uma pesquisa documental, empregando o instrumental da Educação Comparada. Partindo dos documentos oficiais prescritos, investiga modos pelos quais as propostas indicadas às Escolas Técnicas Estaduais por todo o Estado de São Paulo poderiam ser adaptadas em um âmbito regionalizado. Como resultado, identifica-se alguma medida de integração dos componentes curriculares presentes, sem maiores detalhes sobre esta construção localizada em tempos e espaços específicos. Apesar dos currículos evidenciarem a necessidade de adaptação e contextualização regional, não se apresentam ferramentas para que isto ocorra. Nas conclusões, apontam-se percursos para estas possíveis adaptações curriculares e a necessidade de as pesquisas serem aprofundadas, considerando a diversidade e a capilaridade de uma instituição pública de educação profissional como o Centro Paula Souza.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103
10.34117/bjdv8n1-399
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43103/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5888-5906
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5888-5906
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5888-5906
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683956670464
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n1-399