Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895 |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar. |
id |
VERACRUZ-0_cdc2c5ddb78d248eac7a30c82869fa0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6895 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016Enemcompetências e habilidadesensino de Química.O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/689510.34117/bjdv6n2-148Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7358-7366Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7358-7366Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7358-73662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895/6075Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Flávio SantosSouza, Jorge Raimundo da TrindadeValente, José Alexandre da SilvaCarvalho, Ricardo Haroldo de2020-03-18T16:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6895Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:06.056250Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
title |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
spellingShingle |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 Pinto, Flávio Santos Enem competências e habilidades ensino de Química. |
title_short |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
title_full |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
title_fullStr |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
title_full_unstemmed |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
title_sort |
Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016 |
author |
Pinto, Flávio Santos |
author_facet |
Pinto, Flávio Santos Souza, Jorge Raimundo da Trindade Valente, José Alexandre da Silva Carvalho, Ricardo Haroldo de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jorge Raimundo da Trindade Valente, José Alexandre da Silva Carvalho, Ricardo Haroldo de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Flávio Santos Souza, Jorge Raimundo da Trindade Valente, José Alexandre da Silva Carvalho, Ricardo Haroldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enem competências e habilidades ensino de Química. |
topic |
Enem competências e habilidades ensino de Química. |
description |
O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895 10.34117/bjdv6n2-148 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895/6075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7358-7366 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7358-7366 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7358-7366 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645439657836544 |