Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Flávio Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Jorge Raimundo da Trindade, Valente, José Alexandre da Silva, Carvalho, Ricardo Haroldo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias  do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar.
id VERACRUZ-0_cdc2c5ddb78d248eac7a30c82869fa0d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6895
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016Enemcompetências e habilidadesensino de Química.O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias  do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/689510.34117/bjdv6n2-148Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7358-7366Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7358-7366Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7358-73662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895/6075Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Flávio SantosSouza, Jorge Raimundo da TrindadeValente, José Alexandre da SilvaCarvalho, Ricardo Haroldo de2020-03-18T16:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6895Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:06.056250Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
title Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
spellingShingle Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
Pinto, Flávio Santos
Enem
competências e habilidades
ensino de Química.
title_short Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
title_full Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
title_fullStr Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
title_full_unstemmed Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
title_sort Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016
author Pinto, Flávio Santos
author_facet Pinto, Flávio Santos
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, José Alexandre da Silva
Carvalho, Ricardo Haroldo de
author_role author
author2 Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, José Alexandre da Silva
Carvalho, Ricardo Haroldo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Flávio Santos
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Valente, José Alexandre da Silva
Carvalho, Ricardo Haroldo de
dc.subject.por.fl_str_mv Enem
competências e habilidades
ensino de Química.
topic Enem
competências e habilidades
ensino de Química.
description O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias  do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895
10.34117/bjdv6n2-148
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6895/6075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7358-7366
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7358-7366
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7358-7366
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645439657836544