Direito à educação: Acesso à internet e o mínimo existencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56179 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar o acesso à internet sob a perspectiva do mínimo existencial, apto a efetivar o Direito Fundamental Social à Educação durante a pandemia causada pelo novo Coronovírus. O enfoque pretendido é a partir do contexto da paralisação das atividades escolares, que evidenciou a essencialidade dos meios virtuais de ensino para garantir o acesso à educação. Assim, coloca-se o acesso à internet como fundamental para se efetivar direito à educação, possível de ser caracterizado sob a teoria do mínimo existencial. Destaca-se que a contribuição científica da pesquisa consiste na possibilidade de constatação de um apartheid digital que atinge especialmente alunos da rede pública e da necessidade de adoção de ferramentas tecnológicas de ensino, para garantir o Direito Fundamental à Educação. A principal justificativa do presente trabalho incide na necessidade de possibilitar o acesso às tecnologias digitais e, assim, garantir o ensino básico a todos alunos em idade escolar. |
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O presente trabalho se propõe a analisar o acesso à internet sob a perspectiva do mínimo existencial, apto a efetivar o Direito Fundamental Social à Educação durante a pandemia causada pelo novo Coronovírus. O enfoque pretendido é a partir do contexto da paralisação das atividades escolares, que evidenciou a essencialidade dos meios virtuais de ensino para garantir o acesso à educação. Assim, coloca-se o acesso à internet como fundamental para se efetivar direito à educação, possível de ser caracterizado sob a teoria do mínimo existencial. Destaca-se que a contribuição científica da pesquisa consiste na possibilidade de constatação de um apartheid digital que atinge especialmente alunos da rede pública e da necessidade de adoção de ferramentas tecnológicas de ensino, para garantir o Direito Fundamental à Educação. A principal justificativa do presente trabalho incide na necessidade de possibilitar o acesso às tecnologias digitais e, assim, garantir o ensino básico a todos alunos em idade escolar. |
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