O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarda, Graziela Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Goulart, Ione Ferrarini, Gonçalves, Caroline dos Santos, Cunha, Lidia Raquel Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/963
Resumo: Com o objetivo de propagar o ensino do raciocínio lógico e matemático aliado à lógica de programação se criou o projeto Logicamente, que utiliza como ferramentas de ensino jogos digitais educacionais e computação desplugada realizando práticas que conduz a resultados diferenciados no processo de aprendizagem, neste sentido foi realizada a atividade “Os 4 circuitos”. O circuito explorou quatro áreas com diferentes jogos que trabalham através da ludicidade conteúdos que envolvem desde o domínio de operações aritméticas até a aplicação de algoritmos no cotidiano, com o propósito de desenvolver, paralelamente, habilidades do Pensamento Computacional. Neste sentido, se buscou estimular a criatividade e o desenvolvimento de diferentes competências. 
id VERACRUZ-0_d22016c8f9d63f4dfb6924cf98aed4b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/963
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinkingPensamento ComputacionalMatemáticaLógica de ProgramaçãoCom o objetivo de propagar o ensino do raciocínio lógico e matemático aliado à lógica de programação se criou o projeto Logicamente, que utiliza como ferramentas de ensino jogos digitais educacionais e computação desplugada realizando práticas que conduz a resultados diferenciados no processo de aprendizagem, neste sentido foi realizada a atividade “Os 4 circuitos”. O circuito explorou quatro áreas com diferentes jogos que trabalham através da ludicidade conteúdos que envolvem desde o domínio de operações aritméticas até a aplicação de algoritmos no cotidiano, com o propósito de desenvolver, paralelamente, habilidades do Pensamento Computacional. Neste sentido, se buscou estimular a criatividade e o desenvolvimento de diferentes competências. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/96310.34117/bjdv5n1-963Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 606-617Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 606-617Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 606-6172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/963/838Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuarda, Graziela FerreiraGoulart, Ione FerrariniGonçalves, Caroline dos SantosCunha, Lidia Raquel Rocha2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/963Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:11.118491Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
title O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
spellingShingle O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
Guarda, Graziela Ferreira
Pensamento Computacional
Matemática
Lógica de Programação
title_short O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
title_full O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
title_fullStr O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
title_full_unstemmed O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
title_sort O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional / The circuit four challenges - playful activity supported by computational thinking
author Guarda, Graziela Ferreira
author_facet Guarda, Graziela Ferreira
Goulart, Ione Ferrarini
Gonçalves, Caroline dos Santos
Cunha, Lidia Raquel Rocha
author_role author
author2 Goulart, Ione Ferrarini
Gonçalves, Caroline dos Santos
Cunha, Lidia Raquel Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarda, Graziela Ferreira
Goulart, Ione Ferrarini
Gonçalves, Caroline dos Santos
Cunha, Lidia Raquel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional
Matemática
Lógica de Programação
topic Pensamento Computacional
Matemática
Lógica de Programação
description Com o objetivo de propagar o ensino do raciocínio lógico e matemático aliado à lógica de programação se criou o projeto Logicamente, que utiliza como ferramentas de ensino jogos digitais educacionais e computação desplugada realizando práticas que conduz a resultados diferenciados no processo de aprendizagem, neste sentido foi realizada a atividade “Os 4 circuitos”. O circuito explorou quatro áreas com diferentes jogos que trabalham através da ludicidade conteúdos que envolvem desde o domínio de operações aritméticas até a aplicação de algoritmos no cotidiano, com o propósito de desenvolver, paralelamente, habilidades do Pensamento Computacional. Neste sentido, se buscou estimular a criatividade e o desenvolvimento de diferentes competências. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/963
10.34117/bjdv5n1-963
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/963
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n1-963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/963/838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 606-617
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 606-617
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 606-617
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645414894665728