Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273 |
Resumo: | É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária. |
id |
VERACRUZ-0_d5699619eed5635f52503d89416d47b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23273 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis MunicipalityEducaçãoEnsino FundamentalPsicologia. É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2327310.34117/bjdv7n1-419Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6170-6177Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6170-6177Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6170-61772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273/18705Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dayanna Carvalho RochaCarvalho, Juliana BarrosFeitosa, Valnei RodriguesFerreira, Félkerson Marinho2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23273Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:53.164609Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
title |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
spellingShingle |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality Santos, Dayanna Carvalho Rocha Educação Ensino Fundamental Psicologia. |
title_short |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
title_full |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
title_fullStr |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
title_full_unstemmed |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
title_sort |
Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality |
author |
Santos, Dayanna Carvalho Rocha |
author_facet |
Santos, Dayanna Carvalho Rocha Carvalho, Juliana Barros Feitosa, Valnei Rodrigues Ferreira, Félkerson Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Juliana Barros Feitosa, Valnei Rodrigues Ferreira, Félkerson Marinho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dayanna Carvalho Rocha Carvalho, Juliana Barros Feitosa, Valnei Rodrigues Ferreira, Félkerson Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Fundamental Psicologia. |
topic |
Educação Ensino Fundamental Psicologia. |
description |
É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273 10.34117/bjdv7n1-419 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273/18705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6170-6177 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6170-6177 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6170-6177 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505932034048 |