Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dayanna Carvalho Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Juliana Barros, Feitosa, Valnei Rodrigues, Ferreira, Félkerson Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273
Resumo:  É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária.
id VERACRUZ-0_d5699619eed5635f52503d89416d47b8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23273
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis MunicipalityEducaçãoEnsino FundamentalPsicologia. É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2327310.34117/bjdv7n1-419Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6170-6177Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6170-6177Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6170-61772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273/18705Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dayanna Carvalho RochaCarvalho, Juliana BarrosFeitosa, Valnei RodriguesFerreira, Félkerson Marinho2021-09-21T10:44:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23273Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:53.164609Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
title Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
spellingShingle Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
Santos, Dayanna Carvalho Rocha
Educação
Ensino Fundamental
Psicologia.
title_short Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
title_full Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
title_fullStr Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
title_full_unstemmed Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
title_sort Psicologia do desenvolvimento nos anos finais do ensino fundamental na unidade escolar EESG no município de Augustinópolis – TO / Psychology of development in the final years of fundamental education in the EESG school unit in the Augustinopolis Municipality
author Santos, Dayanna Carvalho Rocha
author_facet Santos, Dayanna Carvalho Rocha
Carvalho, Juliana Barros
Feitosa, Valnei Rodrigues
Ferreira, Félkerson Marinho
author_role author
author2 Carvalho, Juliana Barros
Feitosa, Valnei Rodrigues
Ferreira, Félkerson Marinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dayanna Carvalho Rocha
Carvalho, Juliana Barros
Feitosa, Valnei Rodrigues
Ferreira, Félkerson Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Fundamental
Psicologia.
topic Educação
Ensino Fundamental
Psicologia.
description  É evidente que a educação é de grande importância para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humanitária. É indispensável dizer que a educação primordial é construída no âmbito familiar e escolar. Neste sentindo foi realizada uma observação na Unidade Escolar Escola Estadual Santa Genoveva (U.E.E.S.G), localizada no município de Augustinópolis-TO, onde foram observados alunos do 6º ano do ensino fundamental, por um período de cinco dias. Salienta-se que todo esse trabalho foi realizado com intuito de observar e analisar a relação professor-aluno, a estrutura da escola, o comportamento dos alunos perante o professor entre vários aspectos tendo como objetivo principal relacionar estas características com as principais teorias defendidas por grandes estudiosos da psicologia da educação. Esta observação mostra que os alunos reagem por estímulos, há um grande desrespeito entre os alunos e professores e mostra que os alunos se comportam durante a exposição da aula devido o interesse de somente obtenção de nota. Durante a observação foi possível não somente perceber a interação professor/aluno, como também os desafios enfrentados pelos educadores da unidade escolar, ministrar aulas para alunos de uma mesma série, com alunos de faixas etárias diferentes, o que dificulta muitas vezes a didática do professor, porque como visto nas teorias do desenvolvimento da aprendizagem, o aluno tem facilidade em adquirir certos conhecimentos em determinada faixa etária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273
10.34117/bjdv7n1-419
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23273/18705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 6170-6177
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 6170-6177
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 6170-6177
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645505932034048