A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229 |
Resumo: | A educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva. |
id |
VERACRUZ-0_e61b864c07809cb9e4557ef646a19dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52229 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delayinclusão escolardeficiência intelectualatraso cognitivoA educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5222910.34117/bjdv8n9-165Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62931-62946Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62931-62946Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62931-629462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229/39050Copyright (c) 2022 Cecilia Viana dos Santos, Raíssa Souza de Oliveira, Hendy Sheijy Taniyama Dantas, Lara de Melo Siems, Camila Potrich Guareschi, Ana Luisa Lopes Callou Veras, Larissa Adriane Corrêa Ramos, Tomaz José Aquino Vasconcelos do Carmo, Cícero Mateus de Castro Silva, Dariê Resende Vilela Cruvinel, Thálisson Ramon Araújo Neves, Vinicius Luiz da Silva Pena, Deborah Silva Nunes, Anna Beatriz Sulzbach Beck, Gabriela Milman Alcantara, Marília Sonda, Giovana Castro de Paula Costa, Josimari Antonio, Lilian Michelle Fernandes de Sousa, Alexsandro Muniz Moraes, Amanda Parente de Alencar Novais, Julia Caroline de Souza, Fernanda Barbosa Cavalcante Godinho, Ana Caroline Farias, Isadora Maria Matias Batista, Gabriela Roque Pereira, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Nemeth, Barbara Guarany Passos, Anna Luiza Fonseca Siqueira da Silva, Evellin Santana de Souza, Giovanna Uchôa de Souza Cruz, Diogo Lobão Torres, Victor Rocha Tolentino, Letícia Coutinho Moura, Luiza Almeida Simoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Cecilia Vianade Oliveira, Raíssa SouzaDantas, Hendy Sheijy TaniyamaSiems, Lara de MeloGuareschi, Camila PotrichVeras, Ana Luisa Lopes CallouRamos, Larissa Adriane Corrêa do Carmo, Tomaz José Aquino VasconcelosSilva, Cícero Mateus de CastroCruvinel, Dariê Resende VilelaNeves, Thálisson Ramon AraújoPena, Vinicius Luiz da SilvaNunes, Deborah SilvaBeck, Anna Beatriz SulzbachAlcantara, Gabriela MilmanSonda, MaríliaCosta, Giovana Castro de PaulaAntonio, Josimari de Sousa, Lilian Michelle FernandesMoraes, Alexsandro MunizNovais, Amanda Parente de Alencarde Souza, Julia CarolineGodinho, Fernanda Barbosa CavalcanteFarias, Ana CarolineBatista, Isadora Maria MatiasPereira, Gabriela RoqueNemeth, Maria Eduarda Rodrigues FerreiraPassos, Barbara Guaranyda Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueirade Souza, Evellin SantanaCruz, Giovanna Uchôa de SouzaTorres, Diogo LobãoTolentino, Victor RochaMoura, Letícia CoutinhoSimoes, Luiza AlmeidaNunes, Deborah Silva2022-10-19T19:42:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52229Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:42.765597Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
title |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
spellingShingle |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay dos Santos, Cecilia Viana inclusão escolar deficiência intelectual atraso cognitivo |
title_short |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
title_full |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
title_fullStr |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
title_sort |
A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay |
author |
dos Santos, Cecilia Viana |
author_facet |
dos Santos, Cecilia Viana de Oliveira, Raíssa Souza Dantas, Hendy Sheijy Taniyama Siems, Lara de Melo Guareschi, Camila Potrich Veras, Ana Luisa Lopes Callou Ramos, Larissa Adriane Corrêa do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos Silva, Cícero Mateus de Castro Cruvinel, Dariê Resende Vilela Neves, Thálisson Ramon Araújo Pena, Vinicius Luiz da Silva Nunes, Deborah Silva Beck, Anna Beatriz Sulzbach Alcantara, Gabriela Milman Sonda, Marília Costa, Giovana Castro de Paula Antonio, Josimari de Sousa, Lilian Michelle Fernandes Moraes, Alexsandro Muniz Novais, Amanda Parente de Alencar de Souza, Julia Caroline Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante Farias, Ana Caroline Batista, Isadora Maria Matias Pereira, Gabriela Roque Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Passos, Barbara Guarany da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira de Souza, Evellin Santana Cruz, Giovanna Uchôa de Souza Torres, Diogo Lobão Tolentino, Victor Rocha Moura, Letícia Coutinho Simoes, Luiza Almeida |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Raíssa Souza Dantas, Hendy Sheijy Taniyama Siems, Lara de Melo Guareschi, Camila Potrich Veras, Ana Luisa Lopes Callou Ramos, Larissa Adriane Corrêa do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos Silva, Cícero Mateus de Castro Cruvinel, Dariê Resende Vilela Neves, Thálisson Ramon Araújo Pena, Vinicius Luiz da Silva Nunes, Deborah Silva Beck, Anna Beatriz Sulzbach Alcantara, Gabriela Milman Sonda, Marília Costa, Giovana Castro de Paula Antonio, Josimari de Sousa, Lilian Michelle Fernandes Moraes, Alexsandro Muniz Novais, Amanda Parente de Alencar de Souza, Julia Caroline Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante Farias, Ana Caroline Batista, Isadora Maria Matias Pereira, Gabriela Roque Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Passos, Barbara Guarany da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira de Souza, Evellin Santana Cruz, Giovanna Uchôa de Souza Torres, Diogo Lobão Tolentino, Victor Rocha Moura, Letícia Coutinho Simoes, Luiza Almeida |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Cecilia Viana de Oliveira, Raíssa Souza Dantas, Hendy Sheijy Taniyama Siems, Lara de Melo Guareschi, Camila Potrich Veras, Ana Luisa Lopes Callou Ramos, Larissa Adriane Corrêa do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos Silva, Cícero Mateus de Castro Cruvinel, Dariê Resende Vilela Neves, Thálisson Ramon Araújo Pena, Vinicius Luiz da Silva Nunes, Deborah Silva Beck, Anna Beatriz Sulzbach Alcantara, Gabriela Milman Sonda, Marília Costa, Giovana Castro de Paula Antonio, Josimari de Sousa, Lilian Michelle Fernandes Moraes, Alexsandro Muniz Novais, Amanda Parente de Alencar de Souza, Julia Caroline Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante Farias, Ana Caroline Batista, Isadora Maria Matias Pereira, Gabriela Roque Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Passos, Barbara Guarany da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira de Souza, Evellin Santana Cruz, Giovanna Uchôa de Souza Torres, Diogo Lobão Tolentino, Victor Rocha Moura, Letícia Coutinho Simoes, Luiza Almeida Nunes, Deborah Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão escolar deficiência intelectual atraso cognitivo |
topic |
inclusão escolar deficiência intelectual atraso cognitivo |
description |
A educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229 10.34117/bjdv8n9-165 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229/39050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62931-62946 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62931-62946 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62931-62946 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611469111296 |