A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Cecilia Viana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Raíssa Souza, Dantas, Hendy Sheijy Taniyama, Siems, Lara de Melo, Guareschi, Camila Potrich, Veras, Ana Luisa Lopes Callou, Ramos, Larissa Adriane Corrêa, do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos, Silva, Cícero Mateus de Castro, Cruvinel, Dariê Resende Vilela, Neves, Thálisson Ramon Araújo, Pena, Vinicius Luiz da Silva, Nunes, Deborah Silva, Beck, Anna Beatriz Sulzbach, Alcantara, Gabriela Milman, Sonda, Marília, Costa, Giovana Castro de Paula, Antonio, Josimari, de Sousa, Lilian Michelle Fernandes, Moraes, Alexsandro Muniz, Novais, Amanda Parente de Alencar, de Souza, Julia Caroline, Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante, Farias, Ana Caroline, Batista, Isadora Maria Matias, Pereira, Gabriela Roque, Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira, Passos, Barbara Guarany, da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira, de Souza, Evellin Santana, Cruz, Giovanna Uchôa de Souza, Torres, Diogo Lobão, Tolentino, Victor Rocha, Moura, Letícia Coutinho, Simoes, Luiza Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229
Resumo: A educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva.
id VERACRUZ-0_e61b864c07809cb9e4557ef646a19dfd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52229
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delayinclusão escolardeficiência intelectualatraso cognitivoA educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5222910.34117/bjdv8n9-165Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62931-62946Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62931-62946Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62931-629462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229/39050Copyright (c) 2022 Cecilia Viana dos Santos, Raíssa Souza de Oliveira, Hendy Sheijy Taniyama Dantas, Lara de Melo Siems, Camila Potrich Guareschi, Ana Luisa Lopes Callou Veras, Larissa Adriane Corrêa Ramos, Tomaz José Aquino Vasconcelos do Carmo, Cícero Mateus de Castro Silva, Dariê Resende Vilela Cruvinel, Thálisson Ramon Araújo Neves, Vinicius Luiz da Silva Pena, Deborah Silva Nunes, Anna Beatriz Sulzbach Beck, Gabriela Milman Alcantara, Marília Sonda, Giovana Castro de Paula Costa, Josimari Antonio, Lilian Michelle Fernandes de Sousa, Alexsandro Muniz Moraes, Amanda Parente de Alencar Novais, Julia Caroline de Souza, Fernanda Barbosa Cavalcante Godinho, Ana Caroline Farias, Isadora Maria Matias Batista, Gabriela Roque Pereira, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Nemeth, Barbara Guarany Passos, Anna Luiza Fonseca Siqueira da Silva, Evellin Santana de Souza, Giovanna Uchôa de Souza Cruz, Diogo Lobão Torres, Victor Rocha Tolentino, Letícia Coutinho Moura, Luiza Almeida Simoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Cecilia Vianade Oliveira, Raíssa SouzaDantas, Hendy Sheijy TaniyamaSiems, Lara de MeloGuareschi, Camila PotrichVeras, Ana Luisa Lopes CallouRamos, Larissa Adriane Corrêa do Carmo, Tomaz José Aquino VasconcelosSilva, Cícero Mateus de CastroCruvinel, Dariê Resende VilelaNeves, Thálisson Ramon AraújoPena, Vinicius Luiz da SilvaNunes, Deborah SilvaBeck, Anna Beatriz SulzbachAlcantara, Gabriela MilmanSonda, MaríliaCosta, Giovana Castro de PaulaAntonio, Josimari de Sousa, Lilian Michelle FernandesMoraes, Alexsandro MunizNovais, Amanda Parente de Alencarde Souza, Julia CarolineGodinho, Fernanda Barbosa CavalcanteFarias, Ana CarolineBatista, Isadora Maria MatiasPereira, Gabriela RoqueNemeth, Maria Eduarda Rodrigues FerreiraPassos, Barbara Guaranyda Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueirade Souza, Evellin SantanaCruz, Giovanna Uchôa de SouzaTorres, Diogo LobãoTolentino, Victor RochaMoura, Letícia CoutinhoSimoes, Luiza AlmeidaNunes, Deborah Silva2022-10-19T19:42:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52229Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:42.765597Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
title A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
spellingShingle A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
dos Santos, Cecilia Viana
inclusão escolar
deficiência intelectual
atraso cognitivo
title_short A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
title_full A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
title_fullStr A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
title_full_unstemmed A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
title_sort A inclusão escolar para pacientes com deficiência intelectual ou atraso cognitivo: School inclusion for patients with intellectual disability or cognitive delay
author dos Santos, Cecilia Viana
author_facet dos Santos, Cecilia Viana
de Oliveira, Raíssa Souza
Dantas, Hendy Sheijy Taniyama
Siems, Lara de Melo
Guareschi, Camila Potrich
Veras, Ana Luisa Lopes Callou
Ramos, Larissa Adriane Corrêa
do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos
Silva, Cícero Mateus de Castro
Cruvinel, Dariê Resende Vilela
Neves, Thálisson Ramon Araújo
Pena, Vinicius Luiz da Silva
Nunes, Deborah Silva
Beck, Anna Beatriz Sulzbach
Alcantara, Gabriela Milman
Sonda, Marília
Costa, Giovana Castro de Paula
Antonio, Josimari
de Sousa, Lilian Michelle Fernandes
Moraes, Alexsandro Muniz
Novais, Amanda Parente de Alencar
de Souza, Julia Caroline
Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante
Farias, Ana Caroline
Batista, Isadora Maria Matias
Pereira, Gabriela Roque
Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira
Passos, Barbara Guarany
da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira
de Souza, Evellin Santana
Cruz, Giovanna Uchôa de Souza
Torres, Diogo Lobão
Tolentino, Victor Rocha
Moura, Letícia Coutinho
Simoes, Luiza Almeida
author_role author
author2 de Oliveira, Raíssa Souza
Dantas, Hendy Sheijy Taniyama
Siems, Lara de Melo
Guareschi, Camila Potrich
Veras, Ana Luisa Lopes Callou
Ramos, Larissa Adriane Corrêa
do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos
Silva, Cícero Mateus de Castro
Cruvinel, Dariê Resende Vilela
Neves, Thálisson Ramon Araújo
Pena, Vinicius Luiz da Silva
Nunes, Deborah Silva
Beck, Anna Beatriz Sulzbach
Alcantara, Gabriela Milman
Sonda, Marília
Costa, Giovana Castro de Paula
Antonio, Josimari
de Sousa, Lilian Michelle Fernandes
Moraes, Alexsandro Muniz
Novais, Amanda Parente de Alencar
de Souza, Julia Caroline
Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante
Farias, Ana Caroline
Batista, Isadora Maria Matias
Pereira, Gabriela Roque
Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira
Passos, Barbara Guarany
da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira
de Souza, Evellin Santana
Cruz, Giovanna Uchôa de Souza
Torres, Diogo Lobão
Tolentino, Victor Rocha
Moura, Letícia Coutinho
Simoes, Luiza Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Cecilia Viana
de Oliveira, Raíssa Souza
Dantas, Hendy Sheijy Taniyama
Siems, Lara de Melo
Guareschi, Camila Potrich
Veras, Ana Luisa Lopes Callou
Ramos, Larissa Adriane Corrêa
do Carmo, Tomaz José Aquino Vasconcelos
Silva, Cícero Mateus de Castro
Cruvinel, Dariê Resende Vilela
Neves, Thálisson Ramon Araújo
Pena, Vinicius Luiz da Silva
Nunes, Deborah Silva
Beck, Anna Beatriz Sulzbach
Alcantara, Gabriela Milman
Sonda, Marília
Costa, Giovana Castro de Paula
Antonio, Josimari
de Sousa, Lilian Michelle Fernandes
Moraes, Alexsandro Muniz
Novais, Amanda Parente de Alencar
de Souza, Julia Caroline
Godinho, Fernanda Barbosa Cavalcante
Farias, Ana Caroline
Batista, Isadora Maria Matias
Pereira, Gabriela Roque
Nemeth, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira
Passos, Barbara Guarany
da Silva, Anna Luiza Fonseca Siqueira
de Souza, Evellin Santana
Cruz, Giovanna Uchôa de Souza
Torres, Diogo Lobão
Tolentino, Victor Rocha
Moura, Letícia Coutinho
Simoes, Luiza Almeida
Nunes, Deborah Silva
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
deficiência intelectual
atraso cognitivo
topic inclusão escolar
deficiência intelectual
atraso cognitivo
description A educação inclusiva é fundamental para que crianças e adolescentes vivenciem ideias e experiências de ensino aprendizagem significativa, desenvolvam a autonomia e conquistem direitos de cidadania. No entanto, existem obstáculos que precisam ser compreendidos e superados e estratégias que podem ser adotadas para promover a inclusão de crianças com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Diante disso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo. Para isso, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida a partir da seleção de estudos nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS/Medline a partir do uso de descritores DeCS/MeSH e aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise e interpretação dos dados, concluiu-se que, no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ou atraso cognitivo no ambiente escolar, a educação inclusiva interfere positivamente na qualidade de vida desses. Para isso, destacam-se uma série de estratégias relevantes, tais como: envolvimento de escola como um todo, dos professores e da família; compreender a deficiência; valorizar os interesses e habilidades dos alunos com deficiência; estimular a autodeterminação desses e a convivência entre pessoas deficientes e não deficientes; promover a socialização por meio de jogos; utilizar atividades adaptadas; e cuidar da formação inicial e continuada dos professores, contemplando ideias sobre educação inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229
10.34117/bjdv8n9-165
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52229/39050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62931-62946
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62931-62946
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62931-62946
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611469111296