Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doro, Flavio Patricio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147
Resumo: Este trabalho nasceu de uma interrogação acerca das características estruturais e culturais das organizações que favorecem a aprendizagem organizacional. Com esse propósito, realizamos um levantamento da produção científica internacional com as expressões organizational learning e learning organization. Selecionamos, em especial, aqueles que descrevem fatores que favorecem ou que, ao contrário, constituem barreiras para a aprendizagem organizacional. A reunião dos elementos extraídos desses estudos viabilizou a elaboração de um modelo abrangente e compreensível, capaz de oferecer uma visão de conjunto dos fatores, processos e fluxos que compõem a aprendizagem organizacional. O trabalho está dividido em três partes principais. A primeira consiste em uma breve exposição dos conceitos centrais de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e cultura organizacional, desenvolvidos respectivamente por Argyris e Senge, Takeuchi e Nonaka e Edgar Schein, dos quais se originou a maior parte das linhas de pesquisa encontradas na literatura sobre aprendizagem organizacional. Na sequência, o trabalho adentra na exposição pormenorizada do modelo proposto, composto por quatro grandes blocos: os processos de aprendizagem organizacional propriamente ditos, o ambiente interno, as barreiras internas e o ambiente externo. O ambiente externo é formado por dois universos: um mais restrito, relativo à atuação da organização em seu meio, e um mais amplo, que corresponde às forças de mercado e ao ambiente econômico, social e cultural em que ela está imersa. A aprendizagem organizacional se reflete na atuação da organização, tipicamente, por meio da inovação e de ganhos de eficiência; ao mesmo tempo, o ambiente externo global retorna à organização informações valiosas para a continuidade da aprendizagem. O ambiente interno e as barreiras internas, por sua vez, reúnem fatores de ordem organizacional, cultural e humana que atuam sobre a aprendizagem organizacional, favorecendo-a ou prejudicando-a. Por fim, os processos de aprendizagem organizacional em si compreendem, essencialmente, a gestão do conhecimento e a revisão de paradigmas. Além de contribuir para uma compreensão geral da aprendizagem organizacional, entendida como processo sistêmico, o modelo proposto evidencia a multiplicidade de variáveis nela envolvidas. Um de seus possíveis usos é o de propiciar a elaboração de instrumentos de diagnóstico e de mensuração de maturidade. 
id VERACRUZ-0_e6f6ef5b61dd0f3bc21998c3ea88a323
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46147
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual modelaprendizagem organizacionalgestão do conhecimentoinovaçãocultura organizacional.Este trabalho nasceu de uma interrogação acerca das características estruturais e culturais das organizações que favorecem a aprendizagem organizacional. Com esse propósito, realizamos um levantamento da produção científica internacional com as expressões organizational learning e learning organization. Selecionamos, em especial, aqueles que descrevem fatores que favorecem ou que, ao contrário, constituem barreiras para a aprendizagem organizacional. A reunião dos elementos extraídos desses estudos viabilizou a elaboração de um modelo abrangente e compreensível, capaz de oferecer uma visão de conjunto dos fatores, processos e fluxos que compõem a aprendizagem organizacional. O trabalho está dividido em três partes principais. A primeira consiste em uma breve exposição dos conceitos centrais de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e cultura organizacional, desenvolvidos respectivamente por Argyris e Senge, Takeuchi e Nonaka e Edgar Schein, dos quais se originou a maior parte das linhas de pesquisa encontradas na literatura sobre aprendizagem organizacional. Na sequência, o trabalho adentra na exposição pormenorizada do modelo proposto, composto por quatro grandes blocos: os processos de aprendizagem organizacional propriamente ditos, o ambiente interno, as barreiras internas e o ambiente externo. O ambiente externo é formado por dois universos: um mais restrito, relativo à atuação da organização em seu meio, e um mais amplo, que corresponde às forças de mercado e ao ambiente econômico, social e cultural em que ela está imersa. A aprendizagem organizacional se reflete na atuação da organização, tipicamente, por meio da inovação e de ganhos de eficiência; ao mesmo tempo, o ambiente externo global retorna à organização informações valiosas para a continuidade da aprendizagem. O ambiente interno e as barreiras internas, por sua vez, reúnem fatores de ordem organizacional, cultural e humana que atuam sobre a aprendizagem organizacional, favorecendo-a ou prejudicando-a. Por fim, os processos de aprendizagem organizacional em si compreendem, essencialmente, a gestão do conhecimento e a revisão de paradigmas. Além de contribuir para uma compreensão geral da aprendizagem organizacional, entendida como processo sistêmico, o modelo proposto evidencia a multiplicidade de variáveis nela envolvidas. Um de seus possíveis usos é o de propiciar a elaboração de instrumentos de diagnóstico e de mensuração de maturidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4614710.34117/bjdv8n4-109Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24369-24383Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24369-24383Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24369-243832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDoro, Flavio Patricio2022-06-22T19:38:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46147Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:21.419544Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
title Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
spellingShingle Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
Doro, Flavio Patricio
aprendizagem organizacional
gestão do conhecimento
inovação
cultura organizacional.
title_short Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
title_full Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
title_fullStr Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
title_sort Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
author Doro, Flavio Patricio
author_facet Doro, Flavio Patricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doro, Flavio Patricio
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem organizacional
gestão do conhecimento
inovação
cultura organizacional.
topic aprendizagem organizacional
gestão do conhecimento
inovação
cultura organizacional.
description Este trabalho nasceu de uma interrogação acerca das características estruturais e culturais das organizações que favorecem a aprendizagem organizacional. Com esse propósito, realizamos um levantamento da produção científica internacional com as expressões organizational learning e learning organization. Selecionamos, em especial, aqueles que descrevem fatores que favorecem ou que, ao contrário, constituem barreiras para a aprendizagem organizacional. A reunião dos elementos extraídos desses estudos viabilizou a elaboração de um modelo abrangente e compreensível, capaz de oferecer uma visão de conjunto dos fatores, processos e fluxos que compõem a aprendizagem organizacional. O trabalho está dividido em três partes principais. A primeira consiste em uma breve exposição dos conceitos centrais de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e cultura organizacional, desenvolvidos respectivamente por Argyris e Senge, Takeuchi e Nonaka e Edgar Schein, dos quais se originou a maior parte das linhas de pesquisa encontradas na literatura sobre aprendizagem organizacional. Na sequência, o trabalho adentra na exposição pormenorizada do modelo proposto, composto por quatro grandes blocos: os processos de aprendizagem organizacional propriamente ditos, o ambiente interno, as barreiras internas e o ambiente externo. O ambiente externo é formado por dois universos: um mais restrito, relativo à atuação da organização em seu meio, e um mais amplo, que corresponde às forças de mercado e ao ambiente econômico, social e cultural em que ela está imersa. A aprendizagem organizacional se reflete na atuação da organização, tipicamente, por meio da inovação e de ganhos de eficiência; ao mesmo tempo, o ambiente externo global retorna à organização informações valiosas para a continuidade da aprendizagem. O ambiente interno e as barreiras internas, por sua vez, reúnem fatores de ordem organizacional, cultural e humana que atuam sobre a aprendizagem organizacional, favorecendo-a ou prejudicando-a. Por fim, os processos de aprendizagem organizacional em si compreendem, essencialmente, a gestão do conhecimento e a revisão de paradigmas. Além de contribuir para uma compreensão geral da aprendizagem organizacional, entendida como processo sistêmico, o modelo proposto evidencia a multiplicidade de variáveis nela envolvidas. Um de seus possíveis usos é o de propiciar a elaboração de instrumentos de diagnóstico e de mensuração de maturidade. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147
10.34117/bjdv8n4-109
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24369-24383
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24369-24383
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24369-24383
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590620274688