Aprendizagem organizacional: apresentação de um modelo conceitual / Organizational learning: presentation of a conceptual model
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46147 |
Resumo: | Este trabalho nasceu de uma interrogação acerca das características estruturais e culturais das organizações que favorecem a aprendizagem organizacional. Com esse propósito, realizamos um levantamento da produção científica internacional com as expressões organizational learning e learning organization. Selecionamos, em especial, aqueles que descrevem fatores que favorecem ou que, ao contrário, constituem barreiras para a aprendizagem organizacional. A reunião dos elementos extraídos desses estudos viabilizou a elaboração de um modelo abrangente e compreensível, capaz de oferecer uma visão de conjunto dos fatores, processos e fluxos que compõem a aprendizagem organizacional. O trabalho está dividido em três partes principais. A primeira consiste em uma breve exposição dos conceitos centrais de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e cultura organizacional, desenvolvidos respectivamente por Argyris e Senge, Takeuchi e Nonaka e Edgar Schein, dos quais se originou a maior parte das linhas de pesquisa encontradas na literatura sobre aprendizagem organizacional. Na sequência, o trabalho adentra na exposição pormenorizada do modelo proposto, composto por quatro grandes blocos: os processos de aprendizagem organizacional propriamente ditos, o ambiente interno, as barreiras internas e o ambiente externo. O ambiente externo é formado por dois universos: um mais restrito, relativo à atuação da organização em seu meio, e um mais amplo, que corresponde às forças de mercado e ao ambiente econômico, social e cultural em que ela está imersa. A aprendizagem organizacional se reflete na atuação da organização, tipicamente, por meio da inovação e de ganhos de eficiência; ao mesmo tempo, o ambiente externo global retorna à organização informações valiosas para a continuidade da aprendizagem. O ambiente interno e as barreiras internas, por sua vez, reúnem fatores de ordem organizacional, cultural e humana que atuam sobre a aprendizagem organizacional, favorecendo-a ou prejudicando-a. Por fim, os processos de aprendizagem organizacional em si compreendem, essencialmente, a gestão do conhecimento e a revisão de paradigmas. Além de contribuir para uma compreensão geral da aprendizagem organizacional, entendida como processo sistêmico, o modelo proposto evidencia a multiplicidade de variáveis nela envolvidas. Um de seus possíveis usos é o de propiciar a elaboração de instrumentos de diagnóstico e de mensuração de maturidade. |
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