Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Andrise
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Cintia kamila de Bona, Alves, Veronice Suriano, Szymanski, Maria Lidia Sica, Iácono, Jane Peruzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185
Resumo: Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial.  
id VERACRUZ-0_e9bf03c9c8e1a559e0a07f03876ed4fa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34185
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychologyAutismoAltas Habilidadesformação continuada.Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3418510.34117/bjdv7n8-217Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78939-78944Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78939-78944Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78939-789442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, AndriseRibeiro, Cintia kamila de BonaAlves, Veronice SurianoSzymanski, Maria Lidia SicaIácono, Jane Peruzo2021-09-16T20:49:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34185Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:56.034787Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
title Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
spellingShingle Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
Teixeira, Andrise
Autismo
Altas Habilidades
formação continuada.
title_short Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
title_full Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
title_fullStr Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
title_full_unstemmed Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
title_sort Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
author Teixeira, Andrise
author_facet Teixeira, Andrise
Ribeiro, Cintia kamila de Bona
Alves, Veronice Suriano
Szymanski, Maria Lidia Sica
Iácono, Jane Peruzo
author_role author
author2 Ribeiro, Cintia kamila de Bona
Alves, Veronice Suriano
Szymanski, Maria Lidia Sica
Iácono, Jane Peruzo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Andrise
Ribeiro, Cintia kamila de Bona
Alves, Veronice Suriano
Szymanski, Maria Lidia Sica
Iácono, Jane Peruzo
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Altas Habilidades
formação continuada.
topic Autismo
Altas Habilidades
formação continuada.
description Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185
10.34117/bjdv7n8-217
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78939-78944
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78939-78944
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78939-78944
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645550770192384