Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185 |
Resumo: | Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial. |
id |
VERACRUZ-0_e9bf03c9c8e1a559e0a07f03876ed4fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34185 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychologyAutismoAltas Habilidadesformação continuada.Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3418510.34117/bjdv7n8-217Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78939-78944Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78939-78944Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78939-789442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, AndriseRibeiro, Cintia kamila de BonaAlves, Veronice SurianoSzymanski, Maria Lidia SicaIácono, Jane Peruzo2021-09-16T20:49:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34185Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:56.034787Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
title |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
spellingShingle |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology Teixeira, Andrise Autismo Altas Habilidades formação continuada. |
title_short |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
title_full |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
title_fullStr |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
title_full_unstemmed |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
title_sort |
Transtorno de espectro autista e altas habilidades/superdotação na perspectiva da psicologia histórico-cultural / Autistic spectrum disorder and high abilities/giftness from the perspective of historical-cultural psychology |
author |
Teixeira, Andrise |
author_facet |
Teixeira, Andrise Ribeiro, Cintia kamila de Bona Alves, Veronice Suriano Szymanski, Maria Lidia Sica Iácono, Jane Peruzo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Cintia kamila de Bona Alves, Veronice Suriano Szymanski, Maria Lidia Sica Iácono, Jane Peruzo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Andrise Ribeiro, Cintia kamila de Bona Alves, Veronice Suriano Szymanski, Maria Lidia Sica Iácono, Jane Peruzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Altas Habilidades formação continuada. |
topic |
Autismo Altas Habilidades formação continuada. |
description |
Este apresenta às discussões encaminhadas no ano de 2018, em Curso de formação continuada (40 horas) aos professores que atuam com Educação Especial no NRE-Cascavel, objetivou-se discutir os conceitos de Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades, e investigar alternativas pedagógicas para o trabalho com esses alunos. A formação foi organizada em oito encontros presenciais. Os resultados evidenciaram carências relacionadas à formação na área. Aponta-se à premência de investimento público na qualificação docente, e ressalta-se a importância da formação de modo a orientar o trabalho com os estudantes público da Educação Especial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185 10.34117/bjdv7n8-217 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34185/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 78939-78944 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 78939-78944 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 78939-78944 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645550770192384 |