As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792 |
Resumo: | Com uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais). |
id |
VERACRUZ-0_eb93178ad7e81c717b4f6238e0a979f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54792 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning processTEAprocessamento sensorialprocessamento emocionalneuroeducaçãoCom uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5479210.34117/bjdv8n11-350Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75996-76013Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75996-76013Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75996-760132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792/40442Copyright (c) 2022 José Carlos Guimarães Junior, Rita de Cássia Soares Duque, Marttem Costa de Santana, Alcemir Horácio Rosa, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Ivone Xavier Mendes, Deivid Alex dos Santos, Carina Dorneles Gomes, Taynan Alécio da Silva, Ana Heloisa Castro de Sá Paiva, Viviane Cristina de Mattos Battistelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, José Carlos GuimarãesDuque, Rita de Cássia SoaresSantana, Marttem Costa deRosa, Alcemir HorácioSouza, Lívia Barbosa PachecoMendes, Ivone XavierSantos, Deivid Alex dosGomes, Carina DornelesSilva, Taynan Alécio daPaiva, Ana Heloisa Castro de SáBattistello, Viviane Cristina de Mattos2022-11-30T19:32:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54792Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:31.683010Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
title |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
spellingShingle |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process Junior, José Carlos Guimarães TEA processamento sensorial processamento emocional neuroeducação |
title_short |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
title_full |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
title_fullStr |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
title_full_unstemmed |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
title_sort |
As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process |
author |
Junior, José Carlos Guimarães |
author_facet |
Junior, José Carlos Guimarães Duque, Rita de Cássia Soares Santana, Marttem Costa de Rosa, Alcemir Horácio Souza, Lívia Barbosa Pacheco Mendes, Ivone Xavier Santos, Deivid Alex dos Gomes, Carina Dorneles Silva, Taynan Alécio da Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá Battistello, Viviane Cristina de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Duque, Rita de Cássia Soares Santana, Marttem Costa de Rosa, Alcemir Horácio Souza, Lívia Barbosa Pacheco Mendes, Ivone Xavier Santos, Deivid Alex dos Gomes, Carina Dorneles Silva, Taynan Alécio da Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá Battistello, Viviane Cristina de Mattos |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, José Carlos Guimarães Duque, Rita de Cássia Soares Santana, Marttem Costa de Rosa, Alcemir Horácio Souza, Lívia Barbosa Pacheco Mendes, Ivone Xavier Santos, Deivid Alex dos Gomes, Carina Dorneles Silva, Taynan Alécio da Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá Battistello, Viviane Cristina de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEA processamento sensorial processamento emocional neuroeducação |
topic |
TEA processamento sensorial processamento emocional neuroeducação |
description |
Com uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792 10.34117/bjdv8n11-350 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792/40442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75996-76013 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75996-76013 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75996-76013 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645620950335488 |