As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, José Carlos Guimarães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duque, Rita de Cássia Soares, Santana, Marttem Costa de, Rosa, Alcemir Horácio, Souza, Lívia Barbosa Pacheco, Mendes, Ivone Xavier, Santos, Deivid Alex dos, Gomes, Carina Dorneles, Silva, Taynan Alécio da, Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá, Battistello, Viviane Cristina de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792
Resumo: Com uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais).
id VERACRUZ-0_eb93178ad7e81c717b4f6238e0a979f3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54792
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning processTEAprocessamento sensorialprocessamento emocionalneuroeducaçãoCom uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5479210.34117/bjdv8n11-350Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75996-76013Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75996-76013Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75996-760132525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792/40442Copyright (c) 2022 José Carlos Guimarães Junior, Rita de Cássia Soares Duque, Marttem Costa de Santana, Alcemir Horácio Rosa, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Ivone Xavier Mendes, Deivid Alex dos Santos, Carina Dorneles Gomes, Taynan Alécio da Silva, Ana Heloisa Castro de Sá Paiva, Viviane Cristina de Mattos Battistelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, José Carlos GuimarãesDuque, Rita de Cássia SoaresSantana, Marttem Costa deRosa, Alcemir HorácioSouza, Lívia Barbosa PachecoMendes, Ivone XavierSantos, Deivid Alex dosGomes, Carina DornelesSilva, Taynan Alécio daPaiva, Ana Heloisa Castro de SáBattistello, Viviane Cristina de Mattos2022-11-30T19:32:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54792Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:31.683010Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
title As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
spellingShingle As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
Junior, José Carlos Guimarães
TEA
processamento sensorial
processamento emocional
neuroeducação
title_short As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
title_full As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
title_fullStr As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
title_full_unstemmed As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
title_sort As contribuições da neuropsicologia no processo ensino aprendizagem: The contributions of neuropsychology to the teaching-learning process
author Junior, José Carlos Guimarães
author_facet Junior, José Carlos Guimarães
Duque, Rita de Cássia Soares
Santana, Marttem Costa de
Rosa, Alcemir Horácio
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Mendes, Ivone Xavier
Santos, Deivid Alex dos
Gomes, Carina Dorneles
Silva, Taynan Alécio da
Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá
Battistello, Viviane Cristina de Mattos
author_role author
author2 Duque, Rita de Cássia Soares
Santana, Marttem Costa de
Rosa, Alcemir Horácio
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Mendes, Ivone Xavier
Santos, Deivid Alex dos
Gomes, Carina Dorneles
Silva, Taynan Alécio da
Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá
Battistello, Viviane Cristina de Mattos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, José Carlos Guimarães
Duque, Rita de Cássia Soares
Santana, Marttem Costa de
Rosa, Alcemir Horácio
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Mendes, Ivone Xavier
Santos, Deivid Alex dos
Gomes, Carina Dorneles
Silva, Taynan Alécio da
Paiva, Ana Heloisa Castro de Sá
Battistello, Viviane Cristina de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv TEA
processamento sensorial
processamento emocional
neuroeducação
topic TEA
processamento sensorial
processamento emocional
neuroeducação
description Com uma prevalência crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, docentes precisam de diferentes maneiras eficazes de educar essas pessoas que têm necessidades educativas e modalidades de experiência distintamente diferentes. Uma área que tem sido explorada é a neuroeducação, ou a utilização de descobertas de pesquisas neurocientíficas para informar a prática em sala de aula. Evidencias neurocientíficas parecem centrar-se em dois temas principais de diferenças neurológicas entre crianças com TEA: processamento sensorial e processamento emocional. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura narrativa realizada por meio de busca eletrônica de artigos, teses e dissertações publicados entre 2011 e 2021, contudo foram aceitos livros publicados nos últimos 20 anos, utilizando a base de dados do Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Science Direct. Realça-se que a pesquisa neurocientífica é capaz de orientar o campo da educação tanto nos tipos de estratégias que estudantes precisam (por exemplo, crianças com TEA e o benefício potencial da instrução direcionada em reconhecimento de emoções e treinamento em empatia), quanto no serviços dos quais cada aprendiz pode se beneficiar (por exemplo, maior tempo para crianças com TEA processarem informações emocionais).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792
10.34117/bjdv8n11-350
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54792/40442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75996-76013
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75996-76013
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75996-76013
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645620950335488