Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dambros, Aline Roberta Tacon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118
Resumo: No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. 
id VERACRUZ-0_f06fd79e3eccb6335be01f2f22a6a230
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44118
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic childrenInclusão EscolarTranstorno do Espectro AutistaPsicopedagogia.No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4411810.34117/bjdv8n2-223Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11795-11809Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11795-11809Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11795-118092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, Aline Roberta Tacon2022-03-02T14:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:35.586792Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
title Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
spellingShingle Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
Dambros, Aline Roberta Tacon
Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista
Psicopedagogia.
title_short Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
title_full Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
title_fullStr Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
title_full_unstemmed Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
title_sort Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
author Dambros, Aline Roberta Tacon
author_facet Dambros, Aline Roberta Tacon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dambros, Aline Roberta Tacon
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista
Psicopedagogia.
topic Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista
Psicopedagogia.
description No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118
10.34117/bjdv8n2-223
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11795-11809
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11795-11809
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11795-11809
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583270805504