Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118 |
Resumo: | No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. |
id |
VERACRUZ-0_f06fd79e3eccb6335be01f2f22a6a230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44118 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic childrenInclusão EscolarTranstorno do Espectro AutistaPsicopedagogia.No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4411810.34117/bjdv8n2-223Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11795-11809Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11795-11809Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11795-118092525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDambros, Aline Roberta Tacon2022-03-02T14:25:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:35.586792Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
title |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
spellingShingle |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children Dambros, Aline Roberta Tacon Inclusão Escolar Transtorno do Espectro Autista Psicopedagogia. |
title_short |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
title_full |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
title_fullStr |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
title_sort |
Intervenção psicopedagógica: mediação para o desenvolvimento da criança autista / Psycho-pedagogical intervention: mediation for the development of autistic children |
author |
Dambros, Aline Roberta Tacon |
author_facet |
Dambros, Aline Roberta Tacon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dambros, Aline Roberta Tacon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escolar Transtorno do Espectro Autista Psicopedagogia. |
topic |
Inclusão Escolar Transtorno do Espectro Autista Psicopedagogia. |
description |
No Brasil, as últimas décadas foram marcadas pelo avanço dos debates acerca do atendimento escolar de autistas, bem como pelo aumento significativo de publicações acadêmicas que tratavam sobre o referido tema. Os atrasos pertinentes ao desenvolvimento dessa criança, tende a ser amenizados conforme o avanço da idade e, primordialmente, ao nível de intervenção que essa criança recebe. Logo, se constata a extrema relevância de uma intervenção psicopedagógica precoce realizada por instituições e profissionais capacitados. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa foi de analisar as contribuições educacionais da ação do psicopedagogo no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o texto aborda os principais referenciais teóricos que caracterizam o espectro e do trabalho psicopedagógico no atendimento do autista. O profissional psicopedagogo tem o papel de avaliar, investigar e detectar as dificuldades, bem como melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comportamentais da criança com TEA, em um trabalho intrínseco ao processo de ensino regular, juntamente com os professores atuarão para qualificar o desenvolvimento do mesmo e desenvolver suas potencialidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118 10.34117/bjdv8n2-223 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44118/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11795-11809 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11795-11809 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11795-11809 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583270805504 |