Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967 |
Resumo: | Os concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais. |
id |
VERACRUZ-0_f2686f782fe68286d085db15d3d68eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29967 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell usFormação de professoresEnsino SuperiorLicenciatura em CiênciasOs concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2996710.34117/bjdv.v7i5.29967Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49728-49745Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49728-49745Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49728-497452525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967/23611Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marília Alana Costa deAraujo, Renato SantosVianna, Deise Miranda2022-02-25T21:44:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29967Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:56.536970Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
title |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
spellingShingle |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us Jesus, Marília Alana Costa de Formação de professores Ensino Superior Licenciatura em Ciências |
title_short |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
title_full |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
title_fullStr |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
title_full_unstemmed |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
title_sort |
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us |
author |
Jesus, Marília Alana Costa de |
author_facet |
Jesus, Marília Alana Costa de Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Marília Alana Costa de Araujo, Renato Santos Vianna, Deise Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino Superior Licenciatura em Ciências |
topic |
Formação de professores Ensino Superior Licenciatura em Ciências |
description |
Os concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967 10.34117/bjdv.v7i5.29967 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967/23611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49728-49745 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49728-49745 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49728-49745 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645533055549440 |