Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Marília Alana Costa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Renato Santos, Vianna, Deise Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967
Resumo: Os concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais.
id VERACRUZ-0_f2686f782fe68286d085db15d3d68eda
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29967
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell usFormação de professoresEnsino SuperiorLicenciatura em CiênciasOs concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2996710.34117/bjdv.v7i5.29967Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49728-49745Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49728-49745Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49728-497452525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967/23611Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marília Alana Costa deAraujo, Renato SantosVianna, Deise Miranda2022-02-25T21:44:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29967Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:56.536970Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
title Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
spellingShingle Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
Jesus, Marília Alana Costa de
Formação de professores
Ensino Superior
Licenciatura em Ciências
title_short Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
title_full Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
title_fullStr Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
title_full_unstemmed Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
title_sort Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer / Licensing study in natural sciences: what statistical data can tell us
author Jesus, Marília Alana Costa de
author_facet Jesus, Marília Alana Costa de
Araujo, Renato Santos
Vianna, Deise Miranda
author_role author
author2 Araujo, Renato Santos
Vianna, Deise Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Marília Alana Costa de
Araujo, Renato Santos
Vianna, Deise Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino Superior
Licenciatura em Ciências
topic Formação de professores
Ensino Superior
Licenciatura em Ciências
description Os concursos para lecionar ciências no ensino fundamental privilegia o licenciado em ciências biológicas ou em ciências naturais, em detrimento do licenciado em química ou física. Uma revisão bibliográfica na literatura ou no Conselho Nacional de Educação mostra que pouco se sabe sobre os diplomados do curso de licenciatura em ciências naturais. Nesse contexto, esse trabalho tem por finalidade selecionar, organizar e analisar uma série de dados estatísticos a respeito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no período compreendido entre 2000 e 2019. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, se configurou como bibliográfica e teve, como fonte de dados, estatísticas oficiais publicadas pelo INEP/MEC. Dentre os achados, destaca-se a intensa redução de vagas e concluintes nesse curso, o que leva à conclusão de que a política de ampliação de vagas nos cursos de licenciatura não ocorreu para os professores de ciências naturais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967
10.34117/bjdv.v7i5.29967
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29967/23611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49728-49745
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49728-49745
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49728-49745
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645533055549440