Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201 |
Resumo: | A Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino. |
id |
VERACRUZ-0_f352de53b07adf69ea852fdbdf592d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53201 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher educationeducação ambiental críticaformação continuadaprofessoresA Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5320110.34117/bjdv8n10-182Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 67629-67638Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 67629-67638Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 67629-676382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201/39580Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Julianade Mello, Nilvania Aparecida2022-10-28T17:38:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53201Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:00.673909Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
title |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
spellingShingle |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education Guimarães, Juliana educação ambiental crítica formação continuada professores |
title_short |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
title_full |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
title_fullStr |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
title_sort |
Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education |
author |
Guimarães, Juliana |
author_facet |
Guimarães, Juliana de Mello, Nilvania Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
de Mello, Nilvania Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Juliana de Mello, Nilvania Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental crítica formação continuada professores |
topic |
educação ambiental crítica formação continuada professores |
description |
A Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201 10.34117/bjdv8n10-182 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201/39580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Mello info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Mello |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 67629-67638 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 67629-67638 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 67629-67638 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645614749057024 |