Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Mello, Nilvania Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201
Resumo: A Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino.
id VERACRUZ-0_f352de53b07adf69ea852fdbdf592d1c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53201
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher educationeducação ambiental críticaformação continuadaprofessoresA Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5320110.34117/bjdv8n10-182Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 67629-67638Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 67629-67638Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 67629-676382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201/39580Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Julianade Mello, Nilvania Aparecida2022-10-28T17:38:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53201Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:00.673909Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
title Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
spellingShingle Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
Guimarães, Juliana
educação ambiental crítica
formação continuada
professores
title_short Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
title_full Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
title_fullStr Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
title_full_unstemmed Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
title_sort Educação ambiental crítica e a formação continuada de professores: Critical environmental education and continuing teacher education
author Guimarães, Juliana
author_facet Guimarães, Juliana
de Mello, Nilvania Aparecida
author_role author
author2 de Mello, Nilvania Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Juliana
de Mello, Nilvania Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental crítica
formação continuada
professores
topic educação ambiental crítica
formação continuada
professores
description A Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, para que assim, esses profissionais atuem como agentes multiplicadores, e dessa forma, contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes. Diante do exposto, a formação continuada caracteriza-se como uma oportunidade de fortalecer a práxis dos docentes, para tanto, faz-se necessário desenvolver trabalhos com base no contexto dos educandos, instigando-os a refletir sobre seu protagonismo na sociedade, especialmente, frente aos problemas ambientais que estão no seu entorno. O presente estudo tem como objetivo geral demonstrar a importância da Educação Ambiental Crítica na formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho teórico-bibliográfico. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica os estudantes apropriam-se do conhecimento de forma significativa, pois as atividades desenvolvidas partem do contexto dos mesmos, incentivando a criticidade, autonomia, emancipação, podendo assim servir como aporte para as transformações sociais. A Educação Ambiental deve estar presente desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, precisa ser trabalhada com base na dialogicidade, de modo inter e transdisciplinar, superando assim, o ensino fragmentado. Dessa forma, é pertinente desenvolver trabalhos que sejam subsídio para a formação continuada dos docentes com ênfase na Educação Ambiental Crítica, com isso, será possível oportunizar a mudança de comportamento e atitudes de toda a comunidade escolar, visto que, nessa perspectiva de apropriação do conhecimento, ocorrerão mudanças individuais e coletivas envolvendo o entorno das instituições de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201
10.34117/bjdv8n10-182
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53201/39580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Mello
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Juliana Guimarães, Nilvania Aparecida de Mello
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 67629-67638
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 67629-67638
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 67629-67638
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645614749057024