O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001 |
Resumo: | Este artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_f3c67c7150f62a210631c17f61970fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16001 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary schoolEste artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1600110.34117/bjdv6n9-018Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64255-64267Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64255-64267Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64255-642672525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001/13105Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sheila Klys Oliveira dos SantosSouza, Ilvanete dos Santos deSilva, Américo Junior Nunes da2020-10-14T16:32:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16001Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:22.962742Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
title |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
spellingShingle |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos |
title_short |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
title_full |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
title_fullStr |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
title_full_unstemmed |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
title_sort |
O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school |
author |
Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos Souza, Ilvanete dos Santos de Silva, Américo Junior Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ilvanete dos Santos de Silva, Américo Junior Nunes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos Souza, Ilvanete dos Santos de Silva, Américo Junior Nunes da |
description |
Este artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001 10.34117/bjdv6n9-018 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001/13105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64255-64267 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64255-64267 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64255-64267 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645476046569472 |