O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Ilvanete dos Santos de, Silva, Américo Junior Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001
Resumo: Este artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento.
id VERACRUZ-0_f3c67c7150f62a210631c17f61970fe9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16001
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary schoolEste artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1600110.34117/bjdv6n9-018Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64255-64267Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64255-64267Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64255-642672525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001/13105Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sheila Klys Oliveira dos SantosSouza, Ilvanete dos Santos deSilva, Américo Junior Nunes da2020-10-14T16:32:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16001Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:22.962742Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
title O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
spellingShingle O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos
title_short O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
title_full O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
title_fullStr O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
title_full_unstemmed O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
title_sort O professor que ensina matemática e a resolução de problema: um olhar para as vivências em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental / The teacher who teaches mathematics and problem solving: a look at the classroom experiences of the final years of elementary school
author Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos
author_facet Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos
Souza, Ilvanete dos Santos de
Silva, Américo Junior Nunes da
author_role author
author2 Souza, Ilvanete dos Santos de
Silva, Américo Junior Nunes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Sheila Klys Oliveira dos Santos
Souza, Ilvanete dos Santos de
Silva, Américo Junior Nunes da
description Este artigo é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e resultado de uma pesquisa qualitativa que objetivou identificar e analisar os entendimentos de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso da metodologia de resoluções de problemas. Para produção de dados utilizou-se um questionário, com 18 questões, que foram analisadas pela Análise de Conteúdo, referenciando-se, sobretudo, em Bardin (2009). Para a fundamentação teórica buscou-se autores que discutem formação de professores que ensinam matemática e, também, sobre a Resolução de Problemas, em suas diferentes perspectivas, foram eles: Polya (1995), Dante (2005, 2009), Onuchic (2007), Silva e Souza (2014), Silva et al. (2020), Groenwald e Geller (2015). A pesquisa sinalizou um reconhecimento por parte dos participantes quanto ao lugar de importância que essa metodologia ocupa no movimento de produção do conhecimento matemático e desenvolvimento de habilidades. No entanto é importante considerar as dificuldades que esses estudantes apresentam e que, algumas delas, referem-se a outras áreas do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001
10.34117/bjdv6n9-018
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16001/13105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64255-64267
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64255-64267
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64255-64267
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645476046569472