Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro , Vanusa Rocha Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes , João Valdinei Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.
id VERACRUZ-0_f56ca2e22ca232903e5aa510cffcb6fe
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52279
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education centerpedagogia libertadorasupletivoPaulo FreireEste artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5227910.34117/bjdv8n9-180Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63126-63142Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63126-63142Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63126-631422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279/39079Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro , Vanusa Rocha MoraesLopes , João Valdinei Corrêa2022-09-20T14:27:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52279Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:43.629385Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
title Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
spellingShingle Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
Monteiro , Vanusa Rocha Moraes
pedagogia libertadora
supletivo
Paulo Freire
title_short Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
title_full Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
title_fullStr Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
title_full_unstemmed Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
title_sort Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
author Monteiro , Vanusa Rocha Moraes
author_facet Monteiro , Vanusa Rocha Moraes
Lopes , João Valdinei Corrêa
author_role author
author2 Lopes , João Valdinei Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro , Vanusa Rocha Moraes
Lopes , João Valdinei Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia libertadora
supletivo
Paulo Freire
topic pedagogia libertadora
supletivo
Paulo Freire
description Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279
10.34117/bjdv8n9-180
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-180
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279/39079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63126-63142
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63126-63142
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63126-63142
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611502665728