Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais. |
id |
VERACRUZ-0_f56ca2e22ca232903e5aa510cffcb6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52279 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education centerpedagogia libertadorasupletivoPaulo FreireEste artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5227910.34117/bjdv8n9-180Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63126-63142Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63126-63142Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63126-631422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279/39079Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro , Vanusa Rocha MoraesLopes , João Valdinei Corrêa2022-09-20T14:27:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52279Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:43.629385Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
title |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
spellingShingle |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center Monteiro , Vanusa Rocha Moraes pedagogia libertadora supletivo Paulo Freire |
title_short |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
title_full |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
title_fullStr |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
title_sort |
Aplicabilidade da pedagogia libertadora de paulo freire no centro de estudos supletivo: The applicability of paulo freire's liberating pedagogy in the supplementary education center |
author |
Monteiro , Vanusa Rocha Moraes |
author_facet |
Monteiro , Vanusa Rocha Moraes Lopes , João Valdinei Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Lopes , João Valdinei Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro , Vanusa Rocha Moraes Lopes , João Valdinei Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia libertadora supletivo Paulo Freire |
topic |
pedagogia libertadora supletivo Paulo Freire |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da pedagogia libertadora de Paulo Freire no Centro de Estudos Supletivo. A metodologia da investigação científica que traçou os caminhos da pesquisa se concretizou com o enfoque qualitativo, de desenho não experimental, em nível descritiva, na modalidade de pesquisa bibliográfica buscando-se apresentar uma revisão de literaturas. Os resultados abordam a concepção de educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire, o ato de ensinar na perspectiva libertadora, e a educação para a libertação de jovens e adultos nos centros supletivos brasileiros. Concluiu-se que para Paulo Freire, no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido é a descoberta da sua situação de oprimido, a condição para se libertar da exploração política e econômica, através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia tradicional, situando-se também no campo da economia, da política e das ciências sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279 10.34117/bjdv8n9-180 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52279/39079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Vanusa Rocha Moraes Monteiro , João Valdinei Corrêa Lopes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63126-63142 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63126-63142 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63126-63142 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611502665728 |