O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Tonival de Sarges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, José Francisco da Silva, Junior, José Maria dos Santos Lobato, Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves, Lobato, Marinaldo Carvalho, Mendes, Rodinely Serrão, Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues, Cabral, Natanael Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos.
id VERACRUZ-0_f5937ff773cbe7065a71ddd809333482
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24341
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teachingMatemáticaEnsino de MatemáticaSequência Didáticae Matrizes.Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2434110.34117/bjdv7n2-110Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13337-13352Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13337-13352Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13337-133522525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341/19445Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Tonival de SargesCosta, José Francisco da SilvaJunior, José Maria dos Santos LobatoNeto, Antonio Maia de Jesus ChavesLobato, Marinaldo CarvalhoMendes, Rodinely SerrãoPantoja, Leonardo Carlos RodriguesCabral, Natanael Freitas2022-06-24T19:06:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24341Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:22.768572Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
title O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
spellingShingle O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
Corrêa, Tonival de Sarges
Matemática
Ensino de Matemática
Sequência Didática
e Matrizes.
title_short O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
title_full O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
title_fullStr O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
title_full_unstemmed O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
title_sort O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
author Corrêa, Tonival de Sarges
author_facet Corrêa, Tonival de Sarges
Costa, José Francisco da Silva
Junior, José Maria dos Santos Lobato
Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves
Lobato, Marinaldo Carvalho
Mendes, Rodinely Serrão
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
Cabral, Natanael Freitas
author_role author
author2 Costa, José Francisco da Silva
Junior, José Maria dos Santos Lobato
Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves
Lobato, Marinaldo Carvalho
Mendes, Rodinely Serrão
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
Cabral, Natanael Freitas
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Tonival de Sarges
Costa, José Francisco da Silva
Junior, José Maria dos Santos Lobato
Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves
Lobato, Marinaldo Carvalho
Mendes, Rodinely Serrão
Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues
Cabral, Natanael Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino de Matemática
Sequência Didática
e Matrizes.
topic Matemática
Ensino de Matemática
Sequência Didática
e Matrizes.
description Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341
10.34117/bjdv7n2-110
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341/19445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13337-13352
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13337-13352
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13337-13352
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645510293061632