O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos. |
id |
VERACRUZ-0_f5937ff773cbe7065a71ddd809333482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24341 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teachingMatemáticaEnsino de MatemáticaSequência Didáticae Matrizes.Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2434110.34117/bjdv7n2-110Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13337-13352Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13337-13352Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13337-133522525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341/19445Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Tonival de SargesCosta, José Francisco da SilvaJunior, José Maria dos Santos LobatoNeto, Antonio Maia de Jesus ChavesLobato, Marinaldo CarvalhoMendes, Rodinely SerrãoPantoja, Leonardo Carlos RodriguesCabral, Natanael Freitas2022-06-24T19:06:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24341Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:22.768572Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
title |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
spellingShingle |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching Corrêa, Tonival de Sarges Matemática Ensino de Matemática Sequência Didática e Matrizes. |
title_short |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
title_full |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
title_fullStr |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
title_full_unstemmed |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
title_sort |
O ensino de matrizes e aplicabilidade em sequências didáticas integrado ao ensino tradicional / Matrix teaching and applicability in didactic sequences integrated with traditional teaching |
author |
Corrêa, Tonival de Sarges |
author_facet |
Corrêa, Tonival de Sarges Costa, José Francisco da Silva Junior, José Maria dos Santos Lobato Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves Lobato, Marinaldo Carvalho Mendes, Rodinely Serrão Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues Cabral, Natanael Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Costa, José Francisco da Silva Junior, José Maria dos Santos Lobato Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves Lobato, Marinaldo Carvalho Mendes, Rodinely Serrão Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues Cabral, Natanael Freitas |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Tonival de Sarges Costa, José Francisco da Silva Junior, José Maria dos Santos Lobato Neto, Antonio Maia de Jesus Chaves Lobato, Marinaldo Carvalho Mendes, Rodinely Serrão Pantoja, Leonardo Carlos Rodrigues Cabral, Natanael Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino de Matemática Sequência Didática e Matrizes. |
topic |
Matemática Ensino de Matemática Sequência Didática e Matrizes. |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio sobre dificuldades no assunto Matrizes. A pesquisa aqui realizada se classifica como exploratória e descritiva quanto aos fins, e pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, considerando-se que a partir das pesquisas e documentos já existentes sobre as dificuldades de aprendizagem nas aulas Matemática, mais especificamente no ensino de Matrizes foi possível contribuir no estudo aqui proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma sala de aula do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Abaetetuba. Para coleta de dados foi aplicado um questionário composto por 07 questões voltadas para as dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática, enfocando o ensino de Matrizes. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem quantitativa, utilizando, de estatística descritiva. No decorrer do estudo pretende-se destacar a complexidade do conteúdo sobre Matrizes e as dificuldades enfrentadas por muitos alunos, constatando-se que os alunos acreditam que a sequência didática pode melhorar seu desempenho na aprendizagem de Matrizes, destacando-se a necessidade de contextualizar a realidade dos mesmos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341 10.34117/bjdv7n2-110 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24341/19445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 13337-13352 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 13337-13352 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 13337-13352 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645510293061632 |