Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Márcia Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Mauriceia Silva de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593
Resumo:  Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas no que abrange a alfabetização e letramento. Nesse contexto a presente pesquisa apresenta como objetivo principal verificar as manifestações de aprendizagem e o protagonismo dos alunos, durante a aplicação de jogos educacionais para o ensino aprendizagem do sistema de escrita alfabética, em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação compreende, além da pesquisa teórica, uma pesquisa participativa com vistas  a (i) aplicar um plano de intervenção sobre os jogos no processo de alfabetização e letramento para 36 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa visa trazer contribuições aos professores alfabetizadores no que se refere ao uso dos jogos e gamificação na alfabetização e letramento.
id VERACRUZ-0_f5f2080b89a99a97f4a4596a6da15927
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26593
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacyAlfabetizaçãoLetramentoJogosGamificação. Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas no que abrange a alfabetização e letramento. Nesse contexto a presente pesquisa apresenta como objetivo principal verificar as manifestações de aprendizagem e o protagonismo dos alunos, durante a aplicação de jogos educacionais para o ensino aprendizagem do sistema de escrita alfabética, em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação compreende, além da pesquisa teórica, uma pesquisa participativa com vistas  a (i) aplicar um plano de intervenção sobre os jogos no processo de alfabetização e letramento para 36 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa visa trazer contribuições aos professores alfabetizadores no que se refere ao uso dos jogos e gamificação na alfabetização e letramento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2659310.34117/bjdv7n3-468Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27743-27762Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27743-27762Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27743-277622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593/21083Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Márcia Aparecida da SilvaVieira, Mauriceia Silva de Paula2022-03-29T12:15:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26593Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:23.958261Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
title Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
spellingShingle Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
Costa, Márcia Aparecida da Silva
Alfabetização
Letramento
Jogos
Gamificação.
title_short Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
title_full Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
title_fullStr Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
title_full_unstemmed Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
title_sort Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento / Gamification and educational games in the process of literacy and literacy
author Costa, Márcia Aparecida da Silva
author_facet Costa, Márcia Aparecida da Silva
Vieira, Mauriceia Silva de Paula
author_role author
author2 Vieira, Mauriceia Silva de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Márcia Aparecida da Silva
Vieira, Mauriceia Silva de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Jogos
Gamificação.
topic Alfabetização
Letramento
Jogos
Gamificação.
description  Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas no que abrange a alfabetização e letramento. Nesse contexto a presente pesquisa apresenta como objetivo principal verificar as manifestações de aprendizagem e o protagonismo dos alunos, durante a aplicação de jogos educacionais para o ensino aprendizagem do sistema de escrita alfabética, em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação compreende, além da pesquisa teórica, uma pesquisa participativa com vistas  a (i) aplicar um plano de intervenção sobre os jogos no processo de alfabetização e letramento para 36 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa visa trazer contribuições aos professores alfabetizadores no que se refere ao uso dos jogos e gamificação na alfabetização e letramento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593
10.34117/bjdv7n3-468
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593/21083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27743-27762
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27743-27762
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27743-27762
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518917599232