O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35734 |
Resumo: | O Brasil ainda é um país de poucos leitores, em reflexo a esta preocupante constatação, há uma crescente divulgação da importância da leitura e a formação de leitores, principalmente, nos ambientes escolares. O presente trabalho pretende mostrar os estudos entorno da prática da literatura infantil, como um recurso em sala de aula, e suas possibilidades no desenvolvimento intelectual infantil para a formação de leitores. Para isso, as leituras são baseadas em referências bibliográficas de autores que tratam do contexto da leitura, do desenvolvimento do psiquismo da criança e da literatura infantil (ABRAMOVICH, 1997; COELHO, 2010; VIGOTSKI, 2001, 2008; ZILBERMAN, 2003). Um dos pontos relevantes deste estudo é a Literatura Infantil como instrumento norteador do trabalho docente na promoção e acesso à leitura, principalmente, quando intensificadas nas instituições educacionais desde a educação infantil. Com as considerações apresentadas pode-se perceber a importância da mediação do professor com o trabalho na literatura infantil e contação das histórias, assim como para o desenvolvimento intelectual. |
id |
VERACRUZ-0_f63e9a1185be8b63c2e33edceba053f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35734 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child developmentLiteratura Infantil. Leitura. Desenvolvimento Intelectual. Formação de LeitoresO Brasil ainda é um país de poucos leitores, em reflexo a esta preocupante constatação, há uma crescente divulgação da importância da leitura e a formação de leitores, principalmente, nos ambientes escolares. O presente trabalho pretende mostrar os estudos entorno da prática da literatura infantil, como um recurso em sala de aula, e suas possibilidades no desenvolvimento intelectual infantil para a formação de leitores. Para isso, as leituras são baseadas em referências bibliográficas de autores que tratam do contexto da leitura, do desenvolvimento do psiquismo da criança e da literatura infantil (ABRAMOVICH, 1997; COELHO, 2010; VIGOTSKI, 2001, 2008; ZILBERMAN, 2003). Um dos pontos relevantes deste estudo é a Literatura Infantil como instrumento norteador do trabalho docente na promoção e acesso à leitura, principalmente, quando intensificadas nas instituições educacionais desde a educação infantil. Com as considerações apresentadas pode-se perceber a importância da mediação do professor com o trabalho na literatura infantil e contação das histórias, assim como para o desenvolvimento intelectual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3573410.34117/bjdv7n9-152Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88536-88543Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88536-88543Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88536-885432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35734/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancioli, Fátima Aparecida de SouzaNunes, Meire Aparecida LódeThomé, Tatiana Viasde Souza, Thais Regina Ravazi2022-06-02T12:31:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35734Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:36.327286Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
title |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
spellingShingle |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development Francioli, Fátima Aparecida de Souza Literatura Infantil. Leitura. Desenvolvimento Intelectual. Formação de Leitores |
title_short |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
title_full |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
title_fullStr |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
title_full_unstemmed |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
title_sort |
O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development |
author |
Francioli, Fátima Aparecida de Souza |
author_facet |
Francioli, Fátima Aparecida de Souza Nunes, Meire Aparecida Lóde Thomé, Tatiana Vias de Souza, Thais Regina Ravazi |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Meire Aparecida Lóde Thomé, Tatiana Vias de Souza, Thais Regina Ravazi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francioli, Fátima Aparecida de Souza Nunes, Meire Aparecida Lóde Thomé, Tatiana Vias de Souza, Thais Regina Ravazi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil. Leitura. Desenvolvimento Intelectual. Formação de Leitores |
topic |
Literatura Infantil. Leitura. Desenvolvimento Intelectual. Formação de Leitores |
description |
O Brasil ainda é um país de poucos leitores, em reflexo a esta preocupante constatação, há uma crescente divulgação da importância da leitura e a formação de leitores, principalmente, nos ambientes escolares. O presente trabalho pretende mostrar os estudos entorno da prática da literatura infantil, como um recurso em sala de aula, e suas possibilidades no desenvolvimento intelectual infantil para a formação de leitores. Para isso, as leituras são baseadas em referências bibliográficas de autores que tratam do contexto da leitura, do desenvolvimento do psiquismo da criança e da literatura infantil (ABRAMOVICH, 1997; COELHO, 2010; VIGOTSKI, 2001, 2008; ZILBERMAN, 2003). Um dos pontos relevantes deste estudo é a Literatura Infantil como instrumento norteador do trabalho docente na promoção e acesso à leitura, principalmente, quando intensificadas nas instituições educacionais desde a educação infantil. Com as considerações apresentadas pode-se perceber a importância da mediação do professor com o trabalho na literatura infantil e contação das histórias, assim como para o desenvolvimento intelectual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35734 10.34117/bjdv7n9-152 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35734 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35734/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88536-88543 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88536-88543 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88536-88543 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645556904361984 |