Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Marciele Fernandes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aciole, Douglas de Souza Braga, Santos, Roberto Lima, Araújo-de-Almeida, Elineí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58796
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino.
id VERACRUZ-0_f65b620cde6a8deaf2242af301e83835
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58796
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivobiodiversidadeempoderamento no ensinomapas conceituaismapas mentaisrelato de experiênciaO presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5879610.34117/bjdv9n4-037Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13118-13135Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13118-13135Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13118-131352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58796/42730de Souza, Marciele FernandesAciole, Douglas de Souza BragaSantos, Roberto LimaAraújo-de-Almeida, Elineíinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-02T12:10:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58796Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:39.373427Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
title Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
spellingShingle Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
de Souza, Marciele Fernandes
biodiversidade
empoderamento no ensino
mapas conceituais
mapas mentais
relato de experiência
title_short Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
title_full Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
title_fullStr Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
title_full_unstemmed Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
title_sort Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
author de Souza, Marciele Fernandes
author_facet de Souza, Marciele Fernandes
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
author_role author
author2 Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Marciele Fernandes
Aciole, Douglas de Souza Braga
Santos, Roberto Lima
Araújo-de-Almeida, Elineí
dc.subject.por.fl_str_mv biodiversidade
empoderamento no ensino
mapas conceituais
mapas mentais
relato de experiência
topic biodiversidade
empoderamento no ensino
mapas conceituais
mapas mentais
relato de experiência
description O presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58796
10.34117/bjdv9n4-037
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58796
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n4-037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58796/42730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 4 (2023); 13118-13135
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 4 (2023); 13118-13135
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 4 (2023); 13118-13135
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645630956896256