Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ariel Moraes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599
Resumo: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados.
id VERACRUZ-0_f7144a38183761f26acf524c7d99e8bf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7599
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student publicSala de recursos. Inclusão. Diversidade.A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/759910.34117/bjdv6n3-168Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12009-12017Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12009-12017Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12009-120172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599/6608Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Ariel Moraes de2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7599Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.164917Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
title Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
spellingShingle Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
Andrade, Ariel Moraes de
Sala de recursos. Inclusão. Diversidade.
title_short Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
title_full Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
title_fullStr Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
title_full_unstemmed Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
title_sort Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
author Andrade, Ariel Moraes de
author_facet Andrade, Ariel Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ariel Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de recursos. Inclusão. Diversidade.
topic Sala de recursos. Inclusão. Diversidade.
description A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599
10.34117/bjdv6n3-168
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599/6608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12009-12017
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12009-12017
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12009-12017
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443094020096