Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599 |
Resumo: | A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados. |
id |
VERACRUZ-0_f7144a38183761f26acf524c7d99e8bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7599 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student publicSala de recursos. Inclusão. Diversidade.A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/759910.34117/bjdv6n3-168Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12009-12017Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12009-12017Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12009-120172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599/6608Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Ariel Moraes de2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7599Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:27.164917Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
title |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
spellingShingle |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public Andrade, Ariel Moraes de Sala de recursos. Inclusão. Diversidade. |
title_short |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
title_full |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
title_fullStr |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
title_sort |
Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public |
author |
Andrade, Ariel Moraes de |
author_facet |
Andrade, Ariel Moraes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ariel Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de recursos. Inclusão. Diversidade. |
topic |
Sala de recursos. Inclusão. Diversidade. |
description |
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599 10.34117/bjdv6n3-168 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7599/6608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12009-12017 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12009-12017 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12009-12017 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443094020096 |