O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816 |
Resumo: | O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade. |
id |
VERACRUZ-0_f7a9fc1027011aeef09fe3aaccabce79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6816 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive educationEducação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias.O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/681610.34117/bjdv6n2-115Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6919-6935Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6919-6935Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6919-69352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816/6007Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mirian Maria Silva de Oliveira2020-03-18T16:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:03.939685Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
title |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
spellingShingle |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias. |
title_short |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
title_full |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
title_fullStr |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
title_full_unstemmed |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
title_sort |
O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education |
author |
Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira |
author_facet |
Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias. |
topic |
Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias. |
description |
O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816 10.34117/bjdv6n2-115 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816/6007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6919-6935 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6919-6935 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6919-6935 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645439585484800 |