O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816
Resumo: O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade.
id VERACRUZ-0_f7a9fc1027011aeef09fe3aaccabce79
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6816
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive educationEducação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias.O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/681610.34117/bjdv6n2-115Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6919-6935Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6919-6935Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6919-69352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816/6007Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mirian Maria Silva de Oliveira2020-03-18T16:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:03.939685Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
title O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
spellingShingle O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira
Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias.
title_short O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
title_full O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
title_fullStr O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
title_full_unstemmed O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
title_sort O ensino da matemática com ferramentas didáticas como estratégia da educação inclusiva/ Teaching mathematics with teaching tools as a strategy for inclusive education
author Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira
author_facet Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mirian Maria Silva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias.
topic Educação inclusiva. Ensino da matemática. Interação social. Metodologias.
description O ensino da matemática dever ocorrer de forma igualitária, visando o desenvolvimento cognitivo independentemente da classe social, cultura ou étnica. A educação inclusiva permite um ensino a partir das relações sociais, sendo desfeito qualquer tipo de preconceito, seja físico ou não. Desta forma o referido trabalho objetiva ajudar educandos com necessidades especiais (física e cognitiva), promovendo reflexões quanto ao ensino da matemática inclusão, trazendo observações acerca da realidade do uso de ferramentas lúdicas para o ensino de cálculos, sendo incentivado a importância das relações sociais como meio de compartilhar saberes. O trabalho uso como método de investigações, sites da internet, sendo selecionado artigos, monografias e dissertações, na qual contribuíram diretamente para a consolidação das ideias básicas sobre inclusão e ensino de cálculos. As investigações apontaram que a educação inclusiva pode acontecer por meio de envolvências práticas, seja na construção de ferramentas lúdicas como na resolução de problemas no quadro, as atividades em grupo quebram o preconceito, sendo que os participantes partem a conhecer a realidade de cada indivíduo. Os jogos são considerados meios didáticos, na qual os conteúdos podem ser inseridos, e a aprendizagem pode acontecer de forma prazerosa e proveitosa. Porém para que isso aconteça os educadores devem reconhecer as necessidades da turma, buscando ferramentas apropriadas para promover um ensino diferenciado e de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816
10.34117/bjdv6n2-115
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6816/6007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 6919-6935
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 6919-6935
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 6919-6935
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645439585484800