Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Lima, Maria Aldenora dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663
Resumo: O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário.  
id VERACRUZ-0_fb33d206742b4ba777e79b4279203fac
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26663
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher EducationEducação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão.O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2666310.34117/bjdv7n3-501Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28121-28137Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28121-28137Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28121-281372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663/21127Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Lima, Maria Aldenora dosFernandes, Sueli2022-03-29T12:15:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26663Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:25.909838Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
title Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
spellingShingle Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
Santos Lima, Maria Aldenora dos
Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão.
title_short Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
title_full Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
title_fullStr Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
title_full_unstemmed Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
title_sort Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
author Santos Lima, Maria Aldenora dos
author_facet Santos Lima, Maria Aldenora dos
Fernandes, Sueli
author_role author
author2 Fernandes, Sueli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Lima, Maria Aldenora dos
Fernandes, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão.
topic Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão.
description O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663
10.34117/bjdv7n3-501
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663/21127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28121-28137
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28121-28137
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28121-28137
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518986805248