Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663 |
Resumo: | O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário. |
id |
VERACRUZ-0_fb33d206742b4ba777e79b4279203fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26663 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher EducationEducação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão.O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2666310.34117/bjdv7n3-501Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28121-28137Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28121-28137Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28121-281372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663/21127Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Lima, Maria Aldenora dosFernandes, Sueli2022-03-29T12:15:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26663Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:25.909838Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
title |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
spellingShingle |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education Santos Lima, Maria Aldenora dos Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão. |
title_short |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
title_full |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
title_fullStr |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
title_full_unstemmed |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
title_sort |
Identidades, Culturas E Diferenças: Desafios E Perspectivas Da Inclusão De Estudantes Surdos No Ensino Superior / Identities, Cultures and Differences: Challenges and Perspectives for Inclusion of Deaf Students in Higher Education |
author |
Santos Lima, Maria Aldenora dos |
author_facet |
Santos Lima, Maria Aldenora dos Fernandes, Sueli |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Sueli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Lima, Maria Aldenora dos Fernandes, Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão. |
topic |
Educação bilíngue para surdos. Ensino Superior. Inclusão. |
description |
O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem sido significativo na última década. Tema bastante complexo, o acesso e permanência de estudantes surdos na universidade representa um desafio institucional, considerando as singularidades linguísticas e culturais que envolvem a comunidade surda. Diante desse desafio, este artigo objetiva analisar aspectos político-pedagógicos envolvidos no processo de inclusão na Universidade Federal do Acre – UFAC - Campus Floresta na perspectiva do reconhecimento das diferenças culturais de acadêmicos surdos dos cursos de licenciatura. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou-se da entrevista semiestruturada estudantes surdos, professores e tradutores intérpretes de libras, todos vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Espanhol para a produção de dados empíricos. A análise foi realizada com base no aporte teórico dos Estudos Surdos em Educação no diálogo com autores do campo das políticas de educação bilíngue para surdos. Os resultados revelam a necessidade de um continuum entre políticas de educação básica e ensino superior que garantam um contexto de escolarização bilíngue ao estudante surdo para seu ingresso na universidade. Constatou-se insatisfação no meio educacional e social, por parte dos participantes surdos, incitando o repensar de políticas de inclusão na perspectiva da educação bilíngue e intercultural. A pesquisa aponta importantes contribuições para um conhecimento mais qualificado sobre a educação, as identidades e a cultura surda, ampliando e fortalecendo diferenças culturais no espaço universitário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663 10.34117/bjdv7n3-501 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26663/21127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 28121-28137 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 28121-28137 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 28121-28137 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645518986805248 |