Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n6-034 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. |
id |
VERACRUZ-0_fce523002102de647776977abf4c561e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teachingmetodologias ativasproblematizaçãoensino-aprendizagem.O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4886010.34117/bjdv8n6-034Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-430572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Renata MeiraFrança, Ícaro Uriel BritoRibeiro, Alcides MarianoBarbosa, Aldovano DantasMira, Bruno Cesar Costa Ribeiro2022-06-30T20:04:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:29.206347Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
spellingShingle |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching Ramos, Renata Meira metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. Ramos, Renata Meira metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
title_short |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_full |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_fullStr |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_sort |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
author |
Ramos, Renata Meira |
author_facet |
Ramos, Renata Meira Ramos, Renata Meira França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Renata Meira França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
topic |
metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
description |
O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 10.34117/bjdv8n6-034 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-43057 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677939941376 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-034 |