Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. |
id |
VERACRUZ-0_fce523002102de647776977abf4c561e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teachingmetodologias ativasproblematizaçãoensino-aprendizagem.O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4886010.34117/bjdv8n6-034Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-430572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Renata MeiraFrança, Ícaro Uriel BritoRibeiro, Alcides MarianoBarbosa, Aldovano DantasMira, Bruno Cesar Costa Ribeiro2022-06-30T20:04:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:29.206347Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
spellingShingle |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching Ramos, Renata Meira metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
title_short |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_full |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_fullStr |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
title_sort |
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching |
author |
Ramos, Renata Meira |
author_facet |
Ramos, Renata Meira França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Renata Meira França, Ícaro Uriel Brito Ribeiro, Alcides Mariano Barbosa, Aldovano Dantas Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
topic |
metodologias ativas problematização ensino-aprendizagem. |
description |
O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 10.34117/bjdv8n6-034 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-43057 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645600260882432 |