Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata Meira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Ícaro Uriel Brito, Ribeiro, Alcides Mariano, Barbosa, Aldovano Dantas, Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n6-034
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
Resumo: O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. 
id VERACRUZ-0_fce523002102de647776977abf4c561e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teachingmetodologias ativasproblematizaçãoensino-aprendizagem.O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4886010.34117/bjdv8n6-034Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-430572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Renata MeiraFrança, Ícaro Uriel BritoRibeiro, Alcides MarianoBarbosa, Aldovano DantasMira, Bruno Cesar Costa Ribeiro2022-06-30T20:04:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:29.206347Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
spellingShingle Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Ramos, Renata Meira
metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
Ramos, Renata Meira
metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
title_short Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_full Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_fullStr Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_full_unstemmed Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_sort Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
author Ramos, Renata Meira
author_facet Ramos, Renata Meira
Ramos, Renata Meira
França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
author_role author
author2 França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Renata Meira
França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
topic metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
description O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
10.34117/bjdv8n6-034
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-43057
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183677939941376
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n6-034