Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Renata Meira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Ícaro Uriel Brito, Ribeiro, Alcides Mariano, Barbosa, Aldovano Dantas, Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
Resumo: O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. 
id VERACRUZ-0_fce523002102de647776977abf4c561e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teachingmetodologias ativasproblematizaçãoensino-aprendizagem.O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4886010.34117/bjdv8n6-034Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-430572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Renata MeiraFrança, Ícaro Uriel BritoRibeiro, Alcides MarianoBarbosa, Aldovano DantasMira, Bruno Cesar Costa Ribeiro2022-06-30T20:04:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48860Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:29.206347Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
spellingShingle Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
Ramos, Renata Meira
metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
title_short Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_full Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_fullStr Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_full_unstemmed Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
title_sort Metodologias ativas e o ensino híbrido / Active methodologies and hybrid teaching
author Ramos, Renata Meira
author_facet Ramos, Renata Meira
França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
author_role author
author2 França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Renata Meira
França, Ícaro Uriel Brito
Ribeiro, Alcides Mariano
Barbosa, Aldovano Dantas
Mira, Bruno Cesar Costa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
topic metodologias ativas
problematização
ensino-aprendizagem.
description O objetivo deste estudo é explicar, de maneira geral, o que seria metodologia ativa e como ela pode ser aplicada nos diferentes contextos escolares, com destaque no ensino híbrido que vem ganhando espaço na atualidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com procedimentos técnicos, documentais e bibliográficos. O trabalho se ancora em referenciais como Behrens (2000), Berbel (2011), Brandão (2007), Levy (1999), Moran (2007), Periscinoto (2008) eTrevisani (2015). Os resultados enfatizam a importância da metodologia ativa e sua aplicação num contexto escolar de ensino híbrido. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
10.34117/bjdv8n6-034
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48860/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 43044-43057
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 43044-43057
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 43044-43057
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645600260882432