Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luciano Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19977
Resumo: O trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.
id Ânima_06c44d2f510efac8d2f7a395b2498b12
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19977
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicosEducação tecnológica,Metodologias de ensinoEnsino híbridoO trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.Queissada, DanielCarvalho, Luciano Menezes2021-12-17T19:46:36Z2021-12-17T19:46:36Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19977LagartoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-17T19:46:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19977Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-17T19:46:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
title Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
spellingShingle Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
Carvalho, Luciano Menezes
Educação tecnológica,
Metodologias de ensino
Ensino híbrido
title_short Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
title_full Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
title_fullStr Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
title_full_unstemmed Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
title_sort Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
author Carvalho, Luciano Menezes
author_facet Carvalho, Luciano Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queissada, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luciano Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação tecnológica,
Metodologias de ensino
Ensino híbrido
topic Educação tecnológica,
Metodologias de ensino
Ensino híbrido
description O trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T19:46:36Z
2021-12-17T19:46:36Z
2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19977
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Lagarto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798169600000