A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17324 |
Resumo: | Com um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade. |
id |
Ânima_2ef331d5f3ced6100a61464f657d4140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17324 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.Educação FísicaInclusão do aluno autistaCom um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade.Guimarães, Larissa OliveiraLopes, Rosane Ferreira2021-08-18T01:49:27Z2021-08-18T01:49:27Z2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17324Senhor do BonfimAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-20T18:35:29Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17324Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-20T18:35:29Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
title |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
spellingShingle |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. Lopes, Rosane Ferreira Educação Física Inclusão do aluno autista |
title_short |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
title_full |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
title_fullStr |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
title_full_unstemmed |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
title_sort |
A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física. |
author |
Lopes, Rosane Ferreira |
author_facet |
Lopes, Rosane Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Larissa Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Inclusão do aluno autista |
topic |
Educação Física Inclusão do aluno autista |
description |
Com um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18T01:49:27Z 2021-08-18T01:49:27Z 2021-08-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17324 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Senhor do Bonfim |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415822857273344 |