Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werlich, Rodrigo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_63c963d83795a9284b4820cf2e5b3330
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202612
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de casoInclusãoTranstorno do Espectro AutistaEducação Física EscolarEstratégia de EnsinoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A incidência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando não só no Brasil, mas no mundo. No ambiente escolar o contato com alunos com TEA é frequente, surge-se então a necessidade de se pensar formas de inclusão destes alunos nas aulas. O TEA reflete diretamente nas ações comportamentais e consequentemente nas ações corporais de movimento do aluno. Assim sendo, o professor de Educação Física tem o desafio de pensar em estratégias de ensino respeitando as particularidades do transtorno. Para compreender quais fatores orientam a inclusão dos alunos com TEA o presente estudo objetivou analisar, pelo olhar de uma professora, barreiras e facilitadores relacionados à inclusão escolar contexto de Educação Física Escolar. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. A participante da pesquisa foi uma professora do ensino regular da rede pública do estado de SC que necessariamente tem atuação direta com alunos com TEA. Como resultados, obtive seis observações realizadas e a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a professora envolvida no estudo. Ao analisar esses dados constatou-se uma deficiência na formação continuada e formação inicial, principalmente se tratando de cursos relacionados aos transtornos, disciplinas sobre os tipos de deficiências e temáticas inclusivas. Isto, de fato, é uma das barreiras ainda encontradas para com a inclusão de alunos com deficiência e transtornos ainda hoje. Como barreiras foram identificados outros fatores como a influência negativa na participação das aulas de EDF por parte dos pais dos alunos com TEA. A observação dos dados ainda permitiu identificar proximidades de novas estratégias de ensino com métodos específicos para o TEA já existentes na literatura. Isso nos mostra que a inclusão é um processo multifatorial e que mesmo onde há a ausência de algum suporte institucional a inclusão ainda é possível de ser realizada.Florianópolis, SCFischer, GabrielaUniversidade Federal de Santa CatarinaWerlich, Rodrigo2019-12-09T17:50:10Z2019-12-09T17:50:10Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-09T17:50:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T17:50:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
title Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
spellingShingle Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
Werlich, Rodrigo
Inclusão
Transtorno do Espectro Autista
Educação Física Escolar
Estratégia de Ensino
title_short Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
title_full Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
title_fullStr Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
title_sort Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
author Werlich, Rodrigo
author_facet Werlich, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischer, Gabriela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Werlich, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Transtorno do Espectro Autista
Educação Física Escolar
Estratégia de Ensino
topic Inclusão
Transtorno do Espectro Autista
Educação Física Escolar
Estratégia de Ensino
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T17:50:10Z
2019-12-09T17:50:10Z
2019-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351102255104