Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: um estudo de casoInclusãoTranstorno do Espectro AutistaEducação Física EscolarEstratégia de EnsinoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A incidência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem aumentando não só no Brasil, mas no mundo. No ambiente escolar o contato com alunos com TEA é frequente, surge-se então a necessidade de se pensar formas de inclusão destes alunos nas aulas. O TEA reflete diretamente nas ações comportamentais e consequentemente nas ações corporais de movimento do aluno. Assim sendo, o professor de Educação Física tem o desafio de pensar em estratégias de ensino respeitando as particularidades do transtorno. Para compreender quais fatores orientam a inclusão dos alunos com TEA o presente estudo objetivou analisar, pelo olhar de uma professora, barreiras e facilitadores relacionados à inclusão escolar contexto de Educação Física Escolar. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. A participante da pesquisa foi uma professora do ensino regular da rede pública do estado de SC que necessariamente tem atuação direta com alunos com TEA. Como resultados, obtive seis observações realizadas e a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a professora envolvida no estudo. Ao analisar esses dados constatou-se uma deficiência na formação continuada e formação inicial, principalmente se tratando de cursos relacionados aos transtornos, disciplinas sobre os tipos de deficiências e temáticas inclusivas. Isto, de fato, é uma das barreiras ainda encontradas para com a inclusão de alunos com deficiência e transtornos ainda hoje. Como barreiras foram identificados outros fatores como a influência negativa na participação das aulas de EDF por parte dos pais dos alunos com TEA. A observação dos dados ainda permitiu identificar proximidades de novas estratégias de ensino com métodos específicos para o TEA já existentes na literatura. Isso nos mostra que a inclusão é um processo multifatorial e que mesmo onde há a ausência de algum suporte institucional a inclusão ainda é possível de ser realizada.Florianópolis, SCFischer, GabrielaUniversidade Federal de Santa CatarinaWerlich, Rodrigo2019-12-09T17:50:10Z2019-12-09T17:50:10Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202612info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-09T17:50:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202612Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T17:50:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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