Responsabilidade civil por desistência da adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Camila Cordeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13727
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar se a aplicação da responsabilidade civil, com uma eventual condenação pecuniária aos pretendentes que optam pela desistência da adoção se seria suficiente para suprir o dano causado aos adotandos. Dessa maneira, através de pesquisas bibliográficas foi possível obter uma melhor compreensão acerca dessa temática. Sob este prisma, para que o processo de adoção logre êxito, além do cumprimento de requisitos e condições, é necessária a passagem pelas fases da adoção. Cumpre salientar que, durante estas etapas pode acontecer a desistência por parte dos pretendentes, e caso isso ocorra, pode acarretar em danos psicológicos e emocionais aos adotandos. Ocorre que, não existem medidas mais rígidas aplicáveis em caso de desistência, exceto após o trânsito em julgado da sentença. Contudo, há a possibilidade de aplicação da responsabilização civil, com o pagamento de indenização por dano moral em favor da criança ou do adolescente, portanto, esta poderia ser considerada como uma medida punitiva à quem opta por desistir de adotar, de modo que esta conduta não seja repetitiva ou ainda, serviria como um meio compensatório aos menores pelo dano sofrido. Dessa forma, ainda não há um entendimento doutrinário e jurisprudencial pacíficos pela responsabilização civil dos pretendentes em caso de desistência da adoção.
id Ânima_508643fa30bd9ff51192ce819b8b395c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13727
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil por desistência da adoçãoCivil liability for withdrawal from adoptionAdoçãoDesistênciaResponsabilidade civilIndenizaçãoDano moralO presente trabalho objetiva analisar se a aplicação da responsabilidade civil, com uma eventual condenação pecuniária aos pretendentes que optam pela desistência da adoção se seria suficiente para suprir o dano causado aos adotandos. Dessa maneira, através de pesquisas bibliográficas foi possível obter uma melhor compreensão acerca dessa temática. Sob este prisma, para que o processo de adoção logre êxito, além do cumprimento de requisitos e condições, é necessária a passagem pelas fases da adoção. Cumpre salientar que, durante estas etapas pode acontecer a desistência por parte dos pretendentes, e caso isso ocorra, pode acarretar em danos psicológicos e emocionais aos adotandos. Ocorre que, não existem medidas mais rígidas aplicáveis em caso de desistência, exceto após o trânsito em julgado da sentença. Contudo, há a possibilidade de aplicação da responsabilização civil, com o pagamento de indenização por dano moral em favor da criança ou do adolescente, portanto, esta poderia ser considerada como uma medida punitiva à quem opta por desistir de adotar, de modo que esta conduta não seja repetitiva ou ainda, serviria como um meio compensatório aos menores pelo dano sofrido. Dessa forma, ainda não há um entendimento doutrinário e jurisprudencial pacíficos pela responsabilização civil dos pretendentes em caso de desistência da adoção.Bresolin, Camila Gil MarquezAfonso, Camila Cordeiro2021-06-30T18:39:24Z2021-06-30T18:39:24Z2021-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13727Curitiba/ParanáAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-27T13:18:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13727Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-27T13:18:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil por desistência da adoção
Civil liability for withdrawal from adoption
title Responsabilidade civil por desistência da adoção
spellingShingle Responsabilidade civil por desistência da adoção
Afonso, Camila Cordeiro
Adoção
Desistência
Responsabilidade civil
Indenização
Dano moral
title_short Responsabilidade civil por desistência da adoção
title_full Responsabilidade civil por desistência da adoção
title_fullStr Responsabilidade civil por desistência da adoção
title_full_unstemmed Responsabilidade civil por desistência da adoção
title_sort Responsabilidade civil por desistência da adoção
author Afonso, Camila Cordeiro
author_facet Afonso, Camila Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bresolin, Camila Gil Marquez
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Camila Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção
Desistência
Responsabilidade civil
Indenização
Dano moral
topic Adoção
Desistência
Responsabilidade civil
Indenização
Dano moral
description O presente trabalho objetiva analisar se a aplicação da responsabilidade civil, com uma eventual condenação pecuniária aos pretendentes que optam pela desistência da adoção se seria suficiente para suprir o dano causado aos adotandos. Dessa maneira, através de pesquisas bibliográficas foi possível obter uma melhor compreensão acerca dessa temática. Sob este prisma, para que o processo de adoção logre êxito, além do cumprimento de requisitos e condições, é necessária a passagem pelas fases da adoção. Cumpre salientar que, durante estas etapas pode acontecer a desistência por parte dos pretendentes, e caso isso ocorra, pode acarretar em danos psicológicos e emocionais aos adotandos. Ocorre que, não existem medidas mais rígidas aplicáveis em caso de desistência, exceto após o trânsito em julgado da sentença. Contudo, há a possibilidade de aplicação da responsabilização civil, com o pagamento de indenização por dano moral em favor da criança ou do adolescente, portanto, esta poderia ser considerada como uma medida punitiva à quem opta por desistir de adotar, de modo que esta conduta não seja repetitiva ou ainda, serviria como um meio compensatório aos menores pelo dano sofrido. Dessa forma, ainda não há um entendimento doutrinário e jurisprudencial pacíficos pela responsabilização civil dos pretendentes em caso de desistência da adoção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T18:39:24Z
2021-06-30T18:39:24Z
2021-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13727
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba/Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415807905628160