HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Larissa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29074
Resumo: O Direito vem sofrendo com os impactos do desenvolvimento tecnológico, que influencia no nosso cotidiano. Frente a isso, surgem lacunas legislativas que devem ser asseguradas por um novo regulamento a fim de cumprir com todos os direitos fundamentais. É diante de tal conjuntura que o Direito Civil deve ser ajustado para atender a sociedade, regulamentar novos caminhos em respeito ao Direito da personalidade e Sucessão. Por isso, será estudado a destinação dos arquivos virtuais, deixados em rede após a morte de seu usuário, mediante a hipótese de ausência testamentária e brecha da lei, que rege sobre a herança digital deste bem. Além disso contemplaremos os limites garantidos da personalidade, e da privacidade do falecido em seus servidores virtuais, bem como a forma de sua preservação de imagem nas redes que podem se conectar com o mundo todo. A herança digital acarreta consequências significativas considerando o vínculo da imagem do falecido que continuará presente nas redes pelo seu descendente. Assim, é de extrema importância a regulamentação específica da matéria digital no âmbito legislativo e o modo pelo qual ela pode ser implantada de forma sucessória. Nesse contexto, analisaremos o direito da personalidade, para tratarmos da herança digital frente ao termo de privacidade que foi adotado pelo falecido anteriormente à sucessão das suas informações, conteúdos e aos bens economicamente valoráveis, que deveriam ser tratados de cunho pessoal.
id Ânima_5479e2255855b5ee04fa92b4199daefc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29074
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITALHerança DigitalDireito SucessórioO Direito vem sofrendo com os impactos do desenvolvimento tecnológico, que influencia no nosso cotidiano. Frente a isso, surgem lacunas legislativas que devem ser asseguradas por um novo regulamento a fim de cumprir com todos os direitos fundamentais. É diante de tal conjuntura que o Direito Civil deve ser ajustado para atender a sociedade, regulamentar novos caminhos em respeito ao Direito da personalidade e Sucessão. Por isso, será estudado a destinação dos arquivos virtuais, deixados em rede após a morte de seu usuário, mediante a hipótese de ausência testamentária e brecha da lei, que rege sobre a herança digital deste bem. Além disso contemplaremos os limites garantidos da personalidade, e da privacidade do falecido em seus servidores virtuais, bem como a forma de sua preservação de imagem nas redes que podem se conectar com o mundo todo. A herança digital acarreta consequências significativas considerando o vínculo da imagem do falecido que continuará presente nas redes pelo seu descendente. Assim, é de extrema importância a regulamentação específica da matéria digital no âmbito legislativo e o modo pelo qual ela pode ser implantada de forma sucessória. Nesse contexto, analisaremos o direito da personalidade, para tratarmos da herança digital frente ao termo de privacidade que foi adotado pelo falecido anteriormente à sucessão das suas informações, conteúdos e aos bens economicamente valoráveis, que deveriam ser tratados de cunho pessoal.Caldas, CamiloRoque, Larissa2022-12-14T21:00:10Z2022-12-14T21:00:10Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29074São Pauloporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T21:00:11Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29074Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-14T21:00:11Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
title HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
spellingShingle HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
Roque, Larissa
Herança Digital
Direito Sucessório
title_short HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
title_full HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
title_fullStr HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
title_full_unstemmed HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
title_sort HERANÇA DIGITAL: O DIREITO DA SUCESSÃO DO PATRIMÔNIO DIGITAL
author Roque, Larissa
author_facet Roque, Larissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Camilo
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Herança Digital
Direito Sucessório
topic Herança Digital
Direito Sucessório
description O Direito vem sofrendo com os impactos do desenvolvimento tecnológico, que influencia no nosso cotidiano. Frente a isso, surgem lacunas legislativas que devem ser asseguradas por um novo regulamento a fim de cumprir com todos os direitos fundamentais. É diante de tal conjuntura que o Direito Civil deve ser ajustado para atender a sociedade, regulamentar novos caminhos em respeito ao Direito da personalidade e Sucessão. Por isso, será estudado a destinação dos arquivos virtuais, deixados em rede após a morte de seu usuário, mediante a hipótese de ausência testamentária e brecha da lei, que rege sobre a herança digital deste bem. Além disso contemplaremos os limites garantidos da personalidade, e da privacidade do falecido em seus servidores virtuais, bem como a forma de sua preservação de imagem nas redes que podem se conectar com o mundo todo. A herança digital acarreta consequências significativas considerando o vínculo da imagem do falecido que continuará presente nas redes pelo seu descendente. Assim, é de extrema importância a regulamentação específica da matéria digital no âmbito legislativo e o modo pelo qual ela pode ser implantada de forma sucessória. Nesse contexto, analisaremos o direito da personalidade, para tratarmos da herança digital frente ao termo de privacidade que foi adotado pelo falecido anteriormente à sucessão das suas informações, conteúdos e aos bens economicamente valoráveis, que deveriam ser tratados de cunho pessoal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T21:00:10Z
2022-12-14T21:00:10Z
2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29074
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415795277627392