DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, Pablo Martins Bernardi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: VITOI, Rafaella Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
Texto Completo: http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330
Resumo: Herança digital se enquadra como todo o acervo digital do falecido o qual será repassado aos seus herdeiros. De modo geral, trata-se de bens de valor econômico e sentimental que se encontram guardados em espaços online. Com a evolução do ciberespaço e a amplitude que os dados e bens digitais possuem, não mais pode se falar em um direito sucessório sem a correta classificação desses bens dentro do espólio do falecido. Ou seja, urge um novo modelo de herança classificada por meio de dados e codificações, possibilitando ao usuário que sua herança em parte possa estar agrupada no mundo virtual. Assim sendo, o direito como fonte de cuidado e respeito aos direitos do cidadão deve se atentar ao novo modelo de herança, de modo a respeitar suas especificidades. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo tecer uma análise sobre a herança digital e suas possibilidades de ser aplicada ao direito brasileiro, demonstrando sua importância como fruto da sociedade hipermoderna. Para isso, será examinado como o ordenamento jurídico tem lidado com a temática, além dos projetos de lei que já tramitaram ou tramitam no Congresso Nacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sendo analisado fundamentalmente artigos científicos, livros, jurisprudências, leis e projetos de lei sobre a matéria, sendo o método de abordagem o dedutivo. Como resultado pretendemos apresentar as dificuldades que o direito brasileiro tem ao lidar com a herança digital, justamente pela lacuna legislativa existente.
id FDF-0_aacb9c2790abd2066bf40f6191dfa986
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1330
network_acronym_str FDF-0
network_name_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository_id_str
spelling DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITALHerança digitalciberespaçodireito sucessórioHerança digital se enquadra como todo o acervo digital do falecido o qual será repassado aos seus herdeiros. De modo geral, trata-se de bens de valor econômico e sentimental que se encontram guardados em espaços online. Com a evolução do ciberespaço e a amplitude que os dados e bens digitais possuem, não mais pode se falar em um direito sucessório sem a correta classificação desses bens dentro do espólio do falecido. Ou seja, urge um novo modelo de herança classificada por meio de dados e codificações, possibilitando ao usuário que sua herança em parte possa estar agrupada no mundo virtual. Assim sendo, o direito como fonte de cuidado e respeito aos direitos do cidadão deve se atentar ao novo modelo de herança, de modo a respeitar suas especificidades. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo tecer uma análise sobre a herança digital e suas possibilidades de ser aplicada ao direito brasileiro, demonstrando sua importância como fruto da sociedade hipermoderna. Para isso, será examinado como o ordenamento jurídico tem lidado com a temática, além dos projetos de lei que já tramitaram ou tramitam no Congresso Nacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sendo analisado fundamentalmente artigos científicos, livros, jurisprudências, leis e projetos de lei sobre a matéria, sendo o método de abordagem o dedutivo. Como resultado pretendemos apresentar as dificuldades que o direito brasileiro tem ao lidar com a herança digital, justamente pela lacuna legislativa existente.Faculdade de Direito de Franca2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 17 n. 1 (2022)1983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330/832Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessCOELHO, Pablo Martins BernardiVITOI, Rafaella Torres2023-01-06T11:37:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1330Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2023-01-06T11:37:56Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
title DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
spellingShingle DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
COELHO, Pablo Martins Bernardi
Herança digital
ciberespaço
direito sucessório
title_short DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
title_full DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
title_fullStr DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
title_full_unstemmed DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
title_sort DIREITO A PORTABILIDADE DE DADOS NO CIBERESPAÇO: ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE A HERANÇA DIGITAL
author COELHO, Pablo Martins Bernardi
author_facet COELHO, Pablo Martins Bernardi
VITOI, Rafaella Torres
author_role author
author2 VITOI, Rafaella Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, Pablo Martins Bernardi
VITOI, Rafaella Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Herança digital
ciberespaço
direito sucessório
topic Herança digital
ciberespaço
direito sucessório
description Herança digital se enquadra como todo o acervo digital do falecido o qual será repassado aos seus herdeiros. De modo geral, trata-se de bens de valor econômico e sentimental que se encontram guardados em espaços online. Com a evolução do ciberespaço e a amplitude que os dados e bens digitais possuem, não mais pode se falar em um direito sucessório sem a correta classificação desses bens dentro do espólio do falecido. Ou seja, urge um novo modelo de herança classificada por meio de dados e codificações, possibilitando ao usuário que sua herança em parte possa estar agrupada no mundo virtual. Assim sendo, o direito como fonte de cuidado e respeito aos direitos do cidadão deve se atentar ao novo modelo de herança, de modo a respeitar suas especificidades. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo tecer uma análise sobre a herança digital e suas possibilidades de ser aplicada ao direito brasileiro, demonstrando sua importância como fruto da sociedade hipermoderna. Para isso, será examinado como o ordenamento jurídico tem lidado com a temática, além dos projetos de lei que já tramitaram ou tramitam no Congresso Nacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sendo analisado fundamentalmente artigos científicos, livros, jurisprudências, leis e projetos de lei sobre a matéria, sendo o método de abordagem o dedutivo. Como resultado pretendemos apresentar as dificuldades que o direito brasileiro tem ao lidar com a herança digital, justamente pela lacuna legislativa existente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330
url http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1330/832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 17 n. 1 (2022)
1983-4225
reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
instname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron:FDF
instname_str Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron_str FDF
institution FDF
reponame_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
collection Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)
repository.mail.fl_str_mv ||drcildo@direitofranca.br
_version_ 1754644629395865600