Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857 |
Resumo: | O presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada. |
id |
Ânima_6ae5f67a56c2b07c1e61a392864f0d04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14857 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no BrasilBURNOUT SYNDROME: an analysis of the problem and its effects on teachers in the midst of the covid-19 pandemic in BrazilBurnoutSíndrome de BurnoutProfessoresFenômeno ocupacionalO presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.Montenegro, Ana Karla AraújoOliveira, Alex Alencar de2021-07-22T04:31:56Z2021-07-22T04:31:56Z2021-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857ParipirangaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-23T07:26:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14857Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-23T07:26:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil BURNOUT SYNDROME: an analysis of the problem and its effects on teachers in the midst of the covid-19 pandemic in Brazil |
title |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil Oliveira, Alex Alencar de Burnout Síndrome de Burnout Professores Fenômeno ocupacional |
title_short |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
title_full |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
title_sort |
Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil |
author |
Oliveira, Alex Alencar de |
author_facet |
Oliveira, Alex Alencar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montenegro, Ana Karla Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alex Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout Síndrome de Burnout Professores Fenômeno ocupacional |
topic |
Burnout Síndrome de Burnout Professores Fenômeno ocupacional |
description |
O presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-22T04:31:56Z 2021-07-22T04:31:56Z 2021-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripiranga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415803752218624 |